Ciência e cultura: Jornada Acadêmica de Odontologia comemora sucesso

Publicado em 18 de Novembro de 2019 às 16:00

Além de palestras e atividades culturais, teve Mostra Científica, Fórum Pedagógico e de Egressos e homenagens

O curso de Odontologia da Universidade Paranaense, Unidade de Umuarama, promoveu com sucesso mais uma edição da sua jornada de estudos. A Jornada Odontológica da Unipar [JOU] seguiu o objetivo de enriquecer a gama de conhecimentos dos acadêmicos, colocando-os em contato com temas atuais e relevantes da área.

O evento foi guiado por palestras, atividades culturais, Mostra Científica, lançamento de livro e homenagens (entre 21 e 23/10). A abertura oficial, comandada pela coordenadora do curso, professora Cintia Araújo, aconteceu no Centro Cultural Schubert.

Ao abrir os trabalhos ela ressaltou a importância da JOU na formação acadêmica dos alunos. “Nós nos preocupamos em pôr na pauta o que há de mais novo na área, tópicos avançados, palestras com temas que estão em evidência, tudo com intuito de atualizar nosso aluno e deixá-lo sintonizado com as inovações que vêm acontecendo na área da Odontologia; foi uma fórmula que deu certo”, afirma.

E acrescenta: “Também convidamos as pais dos nossos estudantes para mostrar como é o curso, o ambiente universitário, priorizando esse elo família/universidade e mostrando o quanto é importante esse contato para uma formação acadêmica de excelência”.

Na ocasião, com a participação da presidente da Abeno (Associação Brasileira de Ensino Odontológico), cirurgiã-dentista Vânia Regina Fontanella, houve o lançamento oficial da 55ª Reunião da entidade, que será realizada ano que vem em Umuarama. “Esta é uma conquista que nos enche de alegria, afinal, trazer para Umuarama esse grande evento não é fácil; acredito que a Unipar e seus gestores, professores e alunos fizeram por merecer”, atenta a coordenadora.

O representante do CRO-PR (Conselho Regional de Odontologia do Paraná), Claudemir Rossato, de Londrina, também veio prestigiar a JOU, assim como os coordenadores dos cursos de Odontologia da Unipar em Francisco Beltrão e Cascavel, professores Fabricio Paganini e Laerte Bremm.

Momentos artísticos valorizaram a JOU. Uma apresentação de dança dos alunos da Apae abriu a série. Depois, acadêmicos e professores assumiram o palco: teve música ao vivo e dança. Ao final, a coordenação premiou com certificado de honra ao mérito os alunos que obtiveram a melhor média e os professores com melhor avaliação, escolhidos pelas turmas. Os pais dos alunos também receberam homenagem dos filhos.

Palestras

A série de palestras foi aberta pelo professor Fausto Rodrigo Victorino, da Unicesumar de Maringá. Ele proferiu o tema Endodontia x Implante Dental: Qual a melhor opção clínica?. Para falar sobre Atualidades na implantodontia: Implantes Pterigóideos foi convidado o professor Marcelo Munerato, da universidade Unisagrado/Bauru-SP.

Outros assuntos que chamaram atenção dos estudantes foi Marketing em Odontologia, com a professora e consultora Débora Ferrarini, e Aplicações terapêuticas do lazer na Odontologia, com a professora Letícia Guerra. Na Mostra Científica foram colocados em exposição quase 90 paineis, com 30 apresentações orais.

Livro

Durante a JOU teve ainda o lançamento do livro ‘Viagem ao consultório do dentista’, de autoria da ex-aluna e professora Bianca Moura, que se formou em 2002. “A minha principal motivação para escrever esse livro foi poder levar às casas das famílias o que eu faço como odontopediatra dentro do consultório, guiando os pais a preparar seu filho para diminuir o medo e a ansiedade para a consulta odontológica”, diz.

E, dirigindo à palavra aos acadêmicos, aconselha: “Não tenham pressa para alcançar seu reconhecimento. Se você trabalhar de uma forma correta, com ética e profissionalismo, vai ter mais ânimo e garra para alcançar sucesso profissional”.

Fórum Pedagógico e de Egressos

No Fórum Pedagógico, a coordenação do curso convidou duas professoras para palestrar: a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unipar, Evellyn Wietzikoski, que falou sobre o Núcleo de Inovação Tecnológico da Unipar; e a presidente da Abeno, Vânia Regina Fontanella, que repassou informações sobre o exame de proficiência para o exercício da profissão.

Já no Fórum Pedagógico foram convidados os ex-alunos Gregori Scarpeta, Micheline Klein, Cleoracy Viviane Gil e William Homem. Os quatro cirurgiões-dentistas compartilharam com as turmas suas experiências acadêmicas e profissionais.