Evento contou com palestras voltadas ao mercado de trabalho e a contabilidade digital, além da participação de ex-alunos, que trocaram experiências com acadêmicos
Apresentar e discutir o projeto político-pedagógico do curso, proporcionando discussões amplas da composição da matriz curricular e da necessidade da sociedade por profissionais qualificados e éticos. Com este intuito, o curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense, Unidade de Umuarama, realizou mais uma edição do seu Fórum Pedagógico e Fórum de Egressos.
O evento aconteceu no auditório do Câmpus 3 e nas salas de aula do curso, reunindo acadêmicos, professores, ex-alunos e profissionais da área. Os trabalhos começaram com os professores Gervaldo Campos e Edileusa Borçato, que abordaram assuntos sobre a formação profissional, com ênfase nos avanços na tecnologia contábil, dentro do processo ensino-aprendizagem.
Para o coordenador do curso, professor Clóvis Uliana, o Fórum faz com que o processo pedagógico seja fundamentado, com troca de informação daquilo que foi planejado para a vida acadêmica do estudante e para o que ele almejava ao ingressar na Unipar, para as suas necessidades atuais e do que tem sido praticado no dia a dia da Universidade.
“Nossa missão sempre foi planejar um projeto político-pedagógico que caminhe em direção e em sintonia com a política nacional da educação, formando um profissional com conhecimento e experiência. E para alcançar esse propósito contamos constantemente com a opinião de empresários, os quais nos ajudam a discutir o perfil desse profissional”, afirma Uliana.
Ele ressalta ainda que outra finalidade do Fórum foi mostrar que a contabilidade está completamente interligada a novas ferramentas, pois a tecnologia desempenha um papel importante no atual ambiente de negócios, o qual vive em constante mudança”.
Vivência acadêmica e profissional
No Fórum de Egressos, os ex-alunos Rafael Sereia, Jacques Douglas Pacheco, Gustavo de Agostinho Segalli e Joelma Sandra Silva foram convidados a compartilhar com as turmas suas trajetórias dentro da Unipar, como as participações nas atividades oferecidas pelo curso, além de trocar ideias sobre a escolha da área de atuação e a rotina na vida profissional após a graduação.