A proposta foi criar nos bairros um caminho para pedestres e ciclistas, com mobilidade e segurança, contemplando um parque linear
O ambiente urbano foi tema de seminário realizado pela turma da 4ª série do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, intitulado Circuito Verde para ciclistas e pedestres em Cascavel/PR. Estudo se preocupou com aspectos relacionados à democratização e à segurança no deslocamento dos cidadãos dentro da cidade.
Unindo teoria e prática, o objetivo foi vivenciar e repassar aos alunos a importância de questões atuais no ambiente urbano, como a mobilidade e a sustentabilidade, compartilhando o projeto final dessa área específica de conhecimento - o urbanismo e planejamento urbano e regional.
A iniciativa do trabalho surgiu no ano de 2017, dentro da disciplina de Planejamento Urbano e Regional, com a professora Lissandra Gil e o professor Rissieri Scardoelli. Em 2018, estendeu-se a participação à disciplina de Paisagismo II, com a professora Déborah Paciornik.
Com essa parceria, o circuito passou a integrar parte do projeto Parque Linear, desenvolvido em Paisagismo, de maneira que o circuito contribuísse com a preservação das APP (Áreas de Proteção Permanente), assim como as enaltecesse, aproximando os cidadãos da natureza por meio das atividades de lazer oferecidas pelo Parque Linear.
A professora Lissandra explica que trata-se de um projeto, realizado durante um ano, dividido em etapas, abrangendo desde o levantamento e diagnóstico das áreas, estudos técnicos e teóricos contemplados no plano de ensino da disciplina e, finalmente, o desenvolvimento de um circuito para ciclistas e pedestres.
“Cada grupo fica responsável por um bairro periférico da cidade. Assim, cada bairro recebe o projeto de um caminho para pedestres e ciclistas, de maneira que ambos circulem pela cidade com segurança, seja a trabalho ou a lazer. E, todos os circuitos, em seus respectivos bairros, cruzam áreas verdes, que recebem o projeto de um Parque Linear, de maneira que, efetivamente, se possa proteger e proporcionar o uso consciente dessas áreas destacando a sua importância no contexto e vida urbana”, pontua.
A docente afirma que a importância da atividade está em possibilitar a vivência da profissão mediante projetos de grande escala do ambiente urbano. Além de ter um contato direto com várias regiões e realidade do espaço da cidade e consciência da realidade dos cidadãos. Ainda, ressalta que, apesar de se tratar de um trabalho acadêmico e fictício, as etapas obedecem dados verídicos e equilibra criatividade e custos, de maneira que o projeto se aproxime da realidade e seja passível de execução mediante alguns ajustes.