Atendimentos clínicos e cirúrgicos de excelência são realizados há mais de 20 anos
O setor de animais de grande porte da Clínica Escola Veterinária da Universidade Paranaense – Unipar é sinônimo de excelência no atendimento clínico e cirúrgico a animais de grande porte, como equinos e ruminantes, por exemplo. São mais de duas décadas atuando como centro de referência regional nesta área.
E o volume em atendimentos é expressivo. Ao longo do ano em 2023, foram cerca de 125 casos clínicos e/ou cirúrgicos de animais de Umuarama e região.
COMO FUNCIONA
Os atendimentos são agendados com antecedência e realizados pelos médicos veterinários João Berta e Maria Cavalcante, que integram o programa de aprimoramento profissional em Medicina Veterinária - desenvolvido e mantido pela própria instituição, sob a supervisão e auxílio do professor Dr. André Giarola Boscarato, especialista em clínica e cirurgia de animais de grande porte, responsável pelos atendimentos no setor desde 2014.
A equipe conta, ainda, com o auxílio do senhor Maurílio, responsável pelos cuidados de enfermagem, alimentação e limpeza das baias, onde permanecem os pacientes em regime de internação.
Além de professores e corpo técnico especializados na área, o setor de animais de grande porte da Clínica Escola Veterinária da Unipar possui uma ampla estrutura dimensionada para o atendimento específico de equinos, bovinos e pequenos ruminantes, que inclui centro cirúrgico, baias para internamento e troncos para contenção. Desta forma, recepciona para atendimento casos de rotina nas áreas de clínica e cirurgia geral e obstetrícia em equinos, bovinos e pequenos ruminantes, além de atendimento especializado no tratamento de feridas e na área de odontologia equina.
Ressalta-se que o curso de graduação em Medicina Veterinária da Unipar é integrado à estrutura da Clínica Escola Veterinária, assim, as atividades das disciplinas de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Obstetrícia de Grandes Animais são desenvolvidas no mesmo ambiente, onde os acadêmicos têm a oportunidade de participar de todos os processos envolvidos durante os procedimentos clínicos e cirúrgicos.
Além disso, participam dos cuidados com os pacientes em regime de internação, com a realização de exames clínicos e laboratoriais, exames de imagem como radiografia e ultrassonografia, curativos, aplicação de medicamentos e aprendem, também, sobre o manejo geral e nutrição dos animais atendidos. Deste modo, as atividades desenvolvidas no setor atendem às demandas da comunidade externa, ao mesmo tempo em que contribuem com a capacitação profissional dos acadêmicos.
Última atualização em 7 de Dezembro de 2023 às 10:37