Com tecnologia de ponta e parceria do Google, Unipar não para as aulas

Publicado em 31 de Março de 2020 às 17:00

​​​​​​​Isto graças ao pesado investimento em tecnologia de informática, reestruturação de servidores e aumento de velocidade de conexão de internet, bem como parcerias fortes com gigantes do setor

Considerando as recomendações de autoridades sanitárias e do poder público federal, estadual e municipal, em razão da pandemia causada pela Covid-19, as instituições de ensino de todo Brasil tiveram que suspender seus calendários letivos, com diversas consequências negativas para alunos e professores do ensino presencial, uma vez que pela legislação vigente é necessário integralizar a carga horária dos cursos para terem validade perante o Ministério da Educação. Isso implica em reposição de aulas em períodos de férias, em sábados e, no cenário mais pessimista, em perda do semestre, quiçá do ano letivo.

Mas na Universidade Paranaense a situação é menos dramática. A Instituição, sim, suspendeu os encontros presenciais ainda em 17 deste mês, só que as aulas não pararam. “Com o dinamismo de sempre, a Unipar colocou em prática estratégia arrojada para continuar com suas atividades letivas dos cursos presenciais”, informa o diretor do Câmpus, professor Hugo Mendes.

Ele explica que os alunos que já possuíam acesso a sistemas informatizados de salas de aulas virtuais, e devidamente cadastrados pela equipe de tecnologia da Unipar, foram rapidamente conduzidos para aulas por webconferência. “Assim, o ritmo de aulas praticamente não sofreu alteração, já que os horários permaneceram e permanecem os mesmos. A diferença é que agora os alunos, que estão em suas casas, falam ao vivo com seus professores por meio de aplicativos”, complementa. E destaca: “Esse método não se confunde com a modalidade EAD, porque os professores estão em tempo real para atender os alunos”.

Tudo isso só foi possível graças ao pesado investimento que foi realizado durante anos em tecnologia de informática, reestruturação de servidores e aumento de velocidade de conexão de internet, bem como a parcerias fortes com gigantes do setor de tecnologia, como o Google.

“Foi necessário treinamento contínuo de professores para utilização das diversas ferramentas tecnológicas de ponta, que foi realizado com maestria graças a um programa da Unipar que investe nisso”, diz o diretor. Ele se refere ao Pró-Magíster (Programa Institucional da Valorização do Magistério Superior), que é responsável pela capacitação continuada de seus docentes há décadas.

“Uma equipe afinada, treinada com tecnologia inovadora, faz com que os alunos possam assistir às aulas a distância, mesmo que temporariamente. Poucas são as instituições de ensino com essa capacidade de reação a crises. Enquanto muitas instituições ainda estavam avaliando como fazer e o que fazer com o calendário de aulas suspenso, a Unipar não parou”, orgulha-se o diretor, lembrando que a Unipar foi recentemente avaliada pelo Ministério da Educação e conquistou conceito máximo (5, em uma escala de 1 a 5). “Podemos dizer, então, que se trata de uma gigante de 5 estrelas”, exclama.

 

Unipar e Google for Education: parceria importante

A Universidade Paranaense desde 2017 vem aumentando substancialmente seus investimentos em tecnologia. Lá, viu que, nessa missão, era necessário um parceiro forte. Foi quando surgiu a parceria com a o gigante Google, que possui um braço que trabalha com instituições de ensino por todo o mundo denominado Google for Education.

O Google desenvolve aplicativos e sistemas para facilitar os processos educacionais. Um deles, aplicado com êxito pela Unipar, é o classroom, ou Google sala de aula. O classroom é uma sala de aula virtual, cheia de ferramentas que aproximam professores e alunos, facilitam envios de tarefas, trabalhos, comunicados, videos, e-mails e mantém registros virtuais de atividades.

Outra ferramenta muito eficaz é o Google meet, que possibilita as webconferências ao vivo entre professor e aluno. A interação virtual e conjugação das ferramentas tornaram-se habituais aos alunos da Unipar, que mesmo em momentos de quarentena podem interagir ao vivo com seu professor e com colegas.

 

Experiência dos professores

A Professora Marileisa Barbosa, que leciona no curso de Enfermagem da Unidade da Unipar em Guaíra diz que está satisfeita com o retorno dos alunos: “Eles se mostram mais entusiasmados e participativos nas atividades, tendo em vista que os recursos tecnológicos já fazem parte do dia a dia deles”.

A professora Vanda Zago Lupepsa, coordenadora do curso de Engenharia Civil, considera que seus alunos adaptaram-se rapidamente ao Regime Especial de Acompanhamento. “As aulas têm alcançado alto índice de participação efetiva dos alunos, porque os professores da Unipar se preocupam em desenvolver atividades diversificadas em tempo real e com materiais de apoio eficientes e estimulantes”, observa.

Para o Professor Thiago Fiori, do curso de Direito, essa experiência inovadora vem para ficar: “A tecnologia nos proporciona contato direto com nosso corpo discente nos horários de aula e também nos dá oportunidade de colocarmos em prática todo o conhecimento que adquirimos nos treinamentos de certificação do Google, ofertados pelo Pró-Magíster”.

A professora doutora Cristiane Meinerz também elogia a eficiência da Universidade Paranaense. “A Unipar criou um movimento positivo mesmo diante desta situação! Estou conseguindo proporcionar aos alunos um método de ensino-aprendizagem eficiente e produtivo, que tem causado impactos no seu desenvolvimento escolar, pois os torna mais investigativos, críticos e reflexivos”, justifica.

Interação entre professor e aluno também é pontuada como muito benéfica pelo professor Flávio. “O emprego de tecnologias da comunicação e informação tem sido um apoio importante para a Educação. As ferramentas eletrônicas possibilitam sim interação entre aluno e professor; pude experimentar que a transmissão virtual é favorável para complementar o ensino tradicional. Os estudantes se mostraram, embora um  pouco receosos com a novidade, bastante engajados durante o desenvolvimento e aplicação das atividades. Fizemos dos encontros virtuais um momento produtivo e descontraído!”