Começa a Jornada de Psicologia em Umuarama

Publicado em 27 de Agosto de 2024 às 15:04

Evento segue até 29 de agosto, com palestras e mesa redonda sobre temas importantes para a formação profissional dos psicólogos e atuação no mercado de trabalho

Quatro dias de aprofundamento sobre temas relevantes à prática profissional de estudantes e psicólogos de Umuarama. Esse é o eixo central da Jornada de Psicologia (JOP) da Universidade Paranaense (Unipar), que teve início ontem, 26 de agosto, no anfiteatro do Centro Cultural Vera Schubert. Ao longo dos próximos três dias, à noite, o local receberá programação que incluirá palestras e mesa redonda sobre assuntos como Avaliação Psicológica e Neuropsicológica, Violência contra a Mulher e o uso de Telas para o Desenvolvimento Infantil.

De acordo com Clarice Catelan, coordenadora do curso de Psicologia, este ano o evento é ainda mais especial, faz parte das ações celebrativas do aniversário de 35 anos do curso. A iniciativa é extensiva, também, à comunidade. “A gente faz parceria com a rede pública de educação, saúde e assistência social. À tarde, na Unipar, recebemos os profissionais do município para ter essa formação gratuitamente. Grande parte de quem trabalha na rede pública é de egressos do curso de psicologia da Unipar. Não podemos esquecer que um dos papéis universidade é dialogar com a comunidade”, comenta.

A aluna Rebeca Garcia, do 4º ano de psicologia e extensionista do Centro de Psicologia Aplicada da Unipar, acredita que a Jornada traz o panorama geral de como está a atuação profissional do psicólogo e temas que estão em alta. “Temos contato com profissionais do mercado, de diversas áreas, que ajudarão a nos entendermos no curso. Fiquei interessada na mesa redonda sobre Psicologia Histórico Cultural, uma abordagem que eu gosto bastante. Também estou curiosa para a palestra sobre neurodiagnóstico. Está em alta e a avaliação psicológica é exclusiva do psicólogo”, vibra a estudante.

A conferência de abertura foi proferida pela psicóloga Renata de Souza, que abordou a psicologia e as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Essas, que já fazem parte do Sistema Único de Saúde (SUS), de forma gratuita, auxiliam no resgate do equilíbrio de corpo, mente e espírito. As indicações às práticas se baseiam no indivíduo como um todo, levam em conta aspectos físicos, emocionais, mentais e sociais. Entre as 29 adotadas, estão a Arteterapia, Reiki, Ayurveda e Meditação. “Como cuidamos da psiquê, devemos conhecê-las para aplicá-las, caso haja necessidade, e acompanhá-las quando os pacientes as utilizam com outros profissionais”, esclarece a palestrante.

Última atualização em 27 de Agosto de 2024 às 15:05