Em sua 7ª edição, curso reúne professores pesquisadores e com bastante experiência no mercado
Concretos especiais e tecnologia dos concretos foi o tema do módulo de abertura da pós-graduação em Estruturas de Concreto e Fundações, ofertada pela Universidade Paranaense – Unipar, em Cascavel. A aula foi ministrada pela coordenadora da especialização, professora Neusa Beltrame, que fez uma abordagem geral sobre o concreto como ‘material’.
A discussão envolveu assuntos ligados à microestrutura complexa, propriedades e cuidados no estado fresco, características no estado endurecido, forma de controle e ações para minimizar e garantir um bom desempenho mecânico e aumentar a vida útil das estruturas.
“O dimensionamento das estruturas é fundamental, mas a escolha correta dos materiais, principalmente o tipo de cimento, dosagem adequada, aplicação, adensamento e cura são tão importantes quanto o dimensionamento de cargas e esforços a qual a estrutura estará submetida”, explica a docente.
Durante o módulo, a professora abordou também concretos para aplicações especiais, como: concreto reforçado com fibra, concreto estrutural leve, concreto de alto desempenho e concreto com polímero.
Ainda, foram realizados ensaios não-destrutivos por meio de ultrassom e esclerômetria, para avaliar a qualidade e estimar a resistência do concreto endurecido, inclusive a investigação da presença de carbonatação nas estruturas de concreto.
O curso está na sua 7ª edição e tem como proposta ampliar conhecimentos quanto à escolha dos materiais para compor o concreto, dosagem, cuidados na aplicação, dimensionamento das fundações e estruturas de concreto, conceitos para análises estruturais, estruturas de concreto pré-moldados, estruturas de concreto protendido, principais manifestações patológicas e desenvolvimento de projeto em software.
A professora observa que o objetivo é capacitar os profissionais para atuar o campo de projeto de estruturas de concreto e fundações para edificações, aplicando as técnicas de concepção de projeto estrutural, dimensionamento, verificação e detalhamento com base nas normas técnicas vigentes.
Para cumprir esses requisitos, em seu quadro docente, a pós-graduação conta com profissionais pesquisadores e profissionais atuantes no mercado de trabalho, com grande experiência e conhecimentos nas respectivas áreas.