Conferências: Estagiários do Sajug discutem temas relevantes do Direito

Publicado em 17 de Junho de 2019 às 16:00

Visando estimular o debate e a troca de opiniões, assuntos são apresentados pelos próprios estudantes aos demais colegas

Os cursos de graduação da Universidade Paranaense oferecem ao acadêmico diversas oportunidades de colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula. Exemplo disso é o projeto de extensão Sajug (Serviço de Assistência Judiciária Gratuita), do curso de Direito. Nele, o estudante é colocado em contato com a comunidade, vivenciado a realidade da profissão.

No intuito de aprofundar ainda mais o conhecimento adquirido na prática pelo estagiário, o Sajug da Unidade de Guaíra está promovendo conferências internas, visando estimular o debate e a troca de opiniões e ideias. Para tal, cada estagiário escolhe um tema que deseja abordar, um assunto que tenha relevância na área e impacto no cotidiano de trabalho. Depois, ele tem 15 minutos para apresentá-lo aos demais colegas e profissionais do projeto; em seguida, são mais 10 minutos para discussão do tema com o grupo.

Lei Maria da Penha, multiparentalidade, homicídio por embriaguez ao volante, Lei do estágio, prisão domiciliar, psicopata no direito penal brasileiro, contrabando, ideologia de gênero nas escolas, tráfico de pessoas, legalização da maconha, cotas raciais nos concursos públicos são alguns dos temas já discutidos nas conferências.

A coordenadora do curso, professora Claudinéia Aparecida de Miranda, explica que a atividade enriquece os conhecimentos adquiridos no estágio. “É uma forma de demonstrar à comunidade acadêmica a importância do trabalho prático como complemento da formação teórica, com foco no papel do Sajug”.