Congresso Internacional de Ciência reúne 295 participantes na Unipar de Guaíra

Publicado em 3 de Dezembro de 2024 às 10:17

Durante a programação foram apresentadas 154 pesquisas científicas pelos acadêmicos

A Universidade Paranaense (Unipar), Campus de Guaíra da Universidade Paranaense (Unipar) sediou o Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e contou com 295 participantes em atividades voltadas à troca de conhecimento e ao desenvolvimento científico. O evento contou com palestras, oficinas temáticas e apresentações de pesquisas conduzidas pelos acadêmicos.

A palestra de abertura “Ciência, tecnologia e inovação: a importância no ensino e na formação profissional” contou com a condução do professor doutor Odair Alberton. No decorrer da programação os participantes se dividiram em oficinas que abordaram temas como segurança alimentar, práticas integrativas na saúde e técnicas avançadas em engenharia. Entre os destaques, esteve a discussão sobre "Solos e segurança alimentar", apresentada pelo engenheiro agrônomo Jean Sérgio Rosset, e "Práticas integrativas e complementares", com a enfermeira Eliane Muniz.

Segundo a Coordenadora do Programa Institucional de Atendimento ao Estudante, Lorena Diaz Viero, o congresso fortalece a qualificação dos acadêmicos da instituição. “Incentivar os alunos a participar do congresso é de extrema importância para o desenvolvimento dos acadêmicos, pois a participação nesses eventos é fundamental para a formação de pesquisadores qualificados e para o avanço da ciência”.

O encerramento do congresso foi marcado pela apresentação de 154 trabalhos de pesquisa. Entre os temas, destacou-se o estudo sobre o uso do ácido fólico durante a gestação e sua relação com a redução da incidência de transtornos do espectro autista. As apresentações refletiram o alto nível acadêmico e o potencial inovador da instituição.

A organização do evento envolveu coordenadores de diversos cursos e colaboradores da Unipar, sob a liderança da coordenadora geral acadêmica, Daniele Garcia de Almeida Silva. Para Lorena, o congresso consolida-se como um espaço de aprendizado, colaboração e incentivo à produção científica. “O Congresso Internacional de Ciências, promove a atualização do conhecimento, a colaboração entre pesquisadores, o desenvolvimento profissional e a inspiração para novas pesquisas, ampliando os horizontes do conhecimento e possibilitando a construção de networking”.