Encontro abordou a Lei Maria da Penha que, dentre outras disposições, cria mecanismos para coibir a prática desse crime
Preocupada com o bem-estar físico e mental de suas colaboradoras, a Universidade Paranaense, Unidade de Francisco Beltrão, promoveu palestra sobre violência praticada contra a mulher no ambiente doméstico e familiar. Funcionárias de todos os setores da Unipar assistiram ao evento.
O objetivo foi o de prestar informações e esclarecer dúvidas sobre os crimes praticados nesse contexto. Para tanto, a palestra abordou a Lei nº. 11.340/2006 – Lei Maria da Penha que, dentre outras disposições, cria mecanismos para coibir a prática desses crimes.
Foram discutidas várias questões relacionadas ao tema, tais como o que configura violência doméstica e familiar contra a mulher, quais são as suas formas, bem como a assistência prestada à vítima, incluída aí a previsão legal de aplicação de medidas protetivas de urgência.
Para a advogada Luceli Donatti, uma das palestrantes, “o momento serviu para prestar informações úteis e necessárias sobre direitos e garantias asseguradas às mulheres, esclarecer dúvidas, bem como apresentar as ferramentas legais disponíveis ao enfrentamento de situações que envolvam mulheres vítimas de violência doméstica e familiar”.
Durante a palestra, também se deu atenção para falar sobre empoderamento feminino e, acima de tudo, propor um momento de reflexão com o cuidado que as mulheres têm com elas mesmas.
Com uma dinâmica reflexiva conduzida por Franciele Antunes (membro da CIPA), todas as participantes puderam parar um instante para ouvir e perceber que em primeiro lugar precisam se amar, se cuidar, se valorizar, se respeitar, seguir seu instinto, viver sua verdadeira essência.
O evento comemorou o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.