“Saúde Integral da Mulher” Foi o tema central das discussões
No final do mês passado, a Universidade Paranaense (Unipar), campus de Paranavaí, sediou o workshop “Saúde Integral da Mulher” idealizado pelo Grupo de Trabalho Técnico (GTT) e promovido pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF—PR), que teve como mediadora a conselheira do CRF-PR, Ana Paula Vilar.
A doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná, professora Inajara Rotta, abordou temas como violência contra a mulher, legislação sobre prescrição de anticoncepcionais, consulta farmacêutica, raciocínio clínico, semiologia e anamnese. O encontro também promoveu uma oficina prática, no qual os farmacêuticos e acadêmicos puderam simular atendimentos a prescrições de anticoncepcionais e discutir casos reais, o que reforçou o raciocínio clínico necessário para um atendimento eficiente e de qualidade.
Na avaliação, Ana Paula, os profissionais farmacêuticos através destes cursos, “sairão mais preparados para atender a população de forma mais completa, com eficiência e qualidade, prevenindo diversos problemas relacionados aos medicamentos, contribuindo diretamente para a qualidade de vida da mulher”, comenta.
Para o professor do curso de farmácia, Romir Rodrigues, a qualificação ajudará o aluno na sua atuação profissional. “O impacto deste workshop é sentida não só no cotidiano do farmacêutico, que adquire confiança em suas habilidades, mas na sociedade que reconhece a importância deste profissional no cenário da saúde da mulher, entregando um atendimento qualificado e humanizado”, enfatiza Romir.