Projetos estão em fase de elaboração para aplicação nas áreas de Ciências Agrárias, Exatas, Tecnológicas, Engenharias e Arquitetura, Gestão de Negócios e Publicidade
Há um mês do início das aulas, os cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade Paranaense intensificam os trabalhos na formulação ou readequação de seus projetos de extensão universitária. Neste rol estão os que vão atender duas importantes entidades da região: a Cooperativa dos Produtores Rurais de Umuarama (Cooperu) e a Cooperativa de Produtores de Leite do Território de Entre Rios (Coopeler).
Os convênios [ou termos de cooperação], articulados pelas Diretorias de Instituto, Extensão, Pesquisa e Comunicação, foram assinados no final do ano passado, pelo Reitor Carlos Eduardo Garcia e os presidentes Adalto Lazarin (Coopeler) e Ademir Ragazi (Cooperu).
A proposta é promover interação para explorar possibilidades de estágio acadêmico, aulas de campo e outros trabalhos práticos, envolvendo professores e estudantes dos cursos de graduação em Ciências Agrárias, Exatas, Tecnológicas, Engenharias e Arquitetura, Gestão de Negócios e Publicidade, e os de pós-graduação dessas áreas.
“Trata-se de uma cooperação recíproca, sem repasses financeiros, que vai beneficiar as duas partes: as cooperativas terão à disposição pesquisas e o saber científico para usar e alavancar os negócios e a Unipar o espaço para aplicá-los, abrindo chance para os acadêmicos ampliarem e aprimorarem os conhecimentos adquiridos na universidade”, afirma o Reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia.
Para ele, essa parceria aponta o “prelúdio de um tempo bom, de muita produtividade e reciprocidade”. E diz ainda que, acima de tudo, ela representa um conjunto de ações altruístas: “A Unipar se desenvolve, os estudantes se desenvolvem e os produtores, também, ou seja, é uma união de forças generosa, positiva, que promete muita inovação”.
A diretora do Instituto de Ciências Exatas, Agrárias, Tecnológicas e Geociências, professora Giani Colauto, que coordena os trabalhos, aponta a vivência prática de alunos e as oportunidades de novos estudos que esses campos explorados pelas cooperativas geram como substancial. “Neste empreendimento estaremos transferindo não só conhecimento técnico-científico, mas também oferecendo nossas recomendações, nossa orientação”, reitera.
“Temos demandas em várias linhas de atuação, tanto na agricultura quanto na pecuária, por isso esta parceria será muito bem-vinda”, diz Lazarin. “Também serão de grande importância o apoio que receberemos nas áreas da Engenharia Civil e Engenharia Mecânica e na de marketing”, acrescenta Ragazi.
Ações propostas
O curso de Engenharia Agronômica, junto com o de mestrado e doutorado em Biotecnologia aplicada à Agricultura, terá o Centro de Difusão de Tecnologia em Hidroponia [que está em fase final de construção] à disposição dos produtores; assistência na implantação de hortas, análise de solo, reforma de pastagem e controle biológico de pragas também fazem parte do acordo.
Já o curso de Medicina Veterinária, em parceria com o de mestrado e doutorado em Ciência Animal, propõe ações voltadas ao manejo reprodutivo e clínico de bovinos e às técnicas de produção de leite e derivados [queijos, principalmente].
Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo vão trabalhar em conjunto na elaboração de projetos de salas de ordenha e para instalação de agroindústrias; Engenharia Mecânica se dispõe a desenvolver projetos para adaptação e melhoria das máquinas usadas pelos produtores; Engenharia Ambiental, Ciências Biológicas e Química Industrial se encarregam de assessorar na criação de planos de controle de resíduos e documentos para licenciamentos; e aos de Engenharia de Software e Sistemas de Informação estão atribuídos estudos e desenvolvimento de programas de computação adaptados à realidade das cooperativas [gestão, controle de estoque e análise de indicadores].
Também participam os cursos de Ciências Contábeis, Administração, Processos Gerenciais e o de Gestão do Agronegócio, em tarefas relacionadas a custos, controles gerenciais e capacitação de diretores, sócios e colaboradores das cooperativas; e o de Publicidade e Propaganda, que terá como objetivo criar rótulos e embalagens, campanhas de marketing e capacitação para vendas.