O projeto atua auxiliando os professores que ministram aulas on-line, sanando dúvidas nas execuções de tarefas
Com a pandemia da covid-19, muitos profissionais tiveram que se adaptar a um ‘novo normal’, e na área da Educação não é diferente. Diante das profundas transformações nos métodos e técnicas pedagógicas, os educadores tiveram que dedicar tempo para um novo aprendizado, exigido na migração da sala de aula física para a virtual.
Para a maioria dos professores da Universidade Paranaense o processo não foi difícil, já que a Instituição se empenhou em intensificar seu programa de capacitação gerenciado pelo Pró-Magíster (Programa Institucional de Valorização do Magistério).
Vários eventos de capacitação foram realizados neste período de pandemia para não haver interrupção das atividades acadêmicas. De acordo com o coordenador do projeto, professor Luiz Roberto Prandi, essa transição imediata do ensino presencial para o on-line não foi planejada, se tornando um desafio para todos.
“Nós buscamos atender os professores individualmente ou em pequenos grupos, oferecendo todo o suporte pedagógico necessário”, ratifica. Prandi diz que isso é fundamental para manter a efetividade das práticas pedagógicas e, assim, não comprometer o aprendizado dos estudantes.
E acrescenta que está satisfeito com o feedback: “Percebo que os professores estão dando o melhor de si para mantermos a excelência do nosso ensino, fato que nos motiva a investir, cada vez mais, em eventos que promovam atualização e ampliação dos conhecimentos em formatos digitais de comunicação entre docente e discente”.
Elogios e agradecimentos
O Pró-Magíster vem sendo elogiado pelos professores, que dizem que o Programa contribui efetivamente para realização das aulas e atividades. Um dos que confirmam é o coordenador de estágio do curso de Direito, professor Cláudio Orsi.
“A dedicação e a competência da coordenação do Programa no auxílio aos professores são muito boas e cruciais, pois nos ajudam a superar as dificuldades que encontramos no uso das novas ferramentas e novas metodologias de ensino”, afirma.
A professora do curso de Medicina Marília Souza concorda, elogiando o acolhimento oferecido pela equipe do Programa: “Com as instruções que recebo me sinto segura para dar aula, pois os funcionários então sempre de prontidão para me auxiliar e me explicar as funções das ferramentas com paciência, além da eficiência”.
Ela conta que eles também a ajudam a anexar slides às aulas gravadas de forma organizada e didática. “E quando estou a distância eles me respondem prontamente no WhatsApp”, pontua, agradecendo o carinho de todos.
Segundo ela, “o que a princípio pensávamos sobre aula on-line como sendo algo improdutivo e disfuncional, tornou-se algo prazeroso e extremamente útil em tempos de pandemia”.
A coordenadora do curso de Direito na Unidade de Cianorte, professora Mariceles Fecchio, também diz estar agradecida: “Esses treinamentos foram e são essenciais para que possamos sanar inúmeras dúvidas em relação à utilização de ferramentas virtuais disponibilizadas para a busca de resultado cada vez melhor na realização das atividades on-line”.