Covid-19: Nesta quinta tem live sobre reflexos socioeconômicos da pandemia

Publicado em 15 de Abril de 2020 às 16:00

Esta é a terceira promovida pela Unipar e aberta a quem quiser assistir; começa às 19h30

Desde que o Ministério da Saúde do Brasil lançou medidas para diminuir a velocidade de transmissão do coronavírus, a Universidade Paranaense segue à risca e vai além, com ações colaborativas. Entre elas estão as voltadas à difusão de informação. Em parceria com o curso de Medicina, a Diretoria Executiva de Gestão da Educação a Distância promove uma série de mesas-redondas on-line com especialistas e transmite ao vivo em seus canais de comunicação; todas com acesso gratuito para estudantes e outras pessoas da comunidade.

Nesta quinta, 16, vai para o ar a terceira da série, que vai abordar ‘Aceleração de mudanças a partir da crise da Covid-19: perspectivas econômicas, sociais, sanitárias e tecnológicas’, sob a mediação da professora doutora Isabel Gozer.

Os convidados são os professores José Luiz Borsatto, representando a área gestão, Jorge Antônio Vieira, filosofia, Vicente Gasparini, economia, Heiji Tanaka, história, e Guilherme Derenusson, médica. “Nossa intenção é ampliar o debate, levando também para o contexto socioeconômico, histórico, ético e o das mudanças previsíveis que vêm daqui para a frente”, avisa a professora Isabel.

“Refletirmos sobre estratégias pontuais que possam amenizar essa crise é tão importante quanto os planos de contingência do alastramento da doença”, destaca, atentando para o principal questionamento aguardado: que lições vamos tirar disso tudo?

A primeira mesa-redonda foi realizada no mês passado [dia 24] e abordou aspectos clínicos e epidemiológicos da covid-19. Mediada pelo médico Ítalo Fioravanti, que é professor da Unipar, Também participaram a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini, a diretora da 12ª Regional de Saúde, Viviane Herrera, e a coordenadora do curso de Medicina, professora Maria Elena Diegues. Outros três médicos, que também lecionam no curso de Medicina da Unipar, fizeram parte do debate: o pneumologista Ronaldo de Souza, o especialista em Medicina da Família e Comunidade, Eguimar Martins, e a infectologista Déborah Kantor.   

Em tempos de isolamento social, saúde mental também tem sido um tema recorrente, por isso foi a pauta da segunda mesa-redonda realizada pela Unipar [em 02/04], nos mesmos moldes técnicos da primeira e com um grupo multidisciplinar de especialistas igual em competência. Sob coordenação da diretora do Instituto de Ciências da Saúde da Unipar, professora Irineia Baretta, a webconferência reuniu o psiquiatra Guilherme Derenusson, a farmacêutica Samia Ally Bisoli, o educador físico Marcelo Baldi, a psicóloga Giuliana Marson e a cirurgiã-dentista Veruska Pffau, todos professores da Unipar.

À mesa, o evento também contou com o diretor da APS/SMS, cirurgião-dentista Elizeu Ampessan, a coordenadora de Saúde Mental da SMS, Catia Faquinete, e a coordenadora da UTI NEO e Pediátrica da Norospar, enfermeira Carla Narvaes.

Serviço

Para assistir à webconferência de hoje acesse o link https://youtu.be/vGgDo6GkAZo