Conteúdo foi produzido por estudantes de Psicologia da Unipar em Francisco Beltrão, como sugestão de trabalho na disciplina ‘Psicologia e Envelhecimento’
Com a preocupação de disseminar informações neste período de combate ao coronavírus, a Universidade Paranaense, via Diretoria de Comunicação, investiu na produção de uma cartilha eletrônica chamada ‘Saúde Mental em tempos de isolamento social’.
A pauta de conteúdos e os textos foram elaborados por acadêmicos do 5º ano de Psicologia da Unidade da Unipar em Francisco Beltrão, com supervisão da professora da disciplina ‘Psicologia e Envelhecimento’, Luana Tainá Mesquita Costa.
Embasada no slogan ‘Toda vida importa – cartilha pensada com afeto para idosos’, a abordagem começa com informações sobre a covid-19, doença respiratória causada pelo coronavírus. Contágio, sintomas, ações de prevenção abrem os ensinamentos, seguidos dos motivos do ‘por que devemos ficar em casa?’.
Dicas de alimentação saudável, de exercícios físicos – alongamento, agachamento, ioga e dança – e de trabalhos artesanais complementam a e-cartilha, já que ‘Exercitar o corpo faz bem para a mente’, como destaca um dos capítulos.
Outro capítulo convida o idoso a soltar a imaginação em jogos de tabuleiro [on-line], leitura, artesanato, desenho e pintura. ‘Viva em sua totalidade – faça arte!’ é o apelo, destacando a importância da arte para diminuir o estresse provocado pelo isolamento.
Considerando que, nesta era digital, os idosos estão a cada dia mais conectados, tem proposta também para atuação pelo smartphone. Prospectando o fato de que o idoso, fechado em casa, vai sentir saudade dos familiares e dos amigos, o último capítulo ensina a fazer videochamada. Finalizando, inclui a lista de telefones de emergência.
Tudo segue linguagem gráfica moderna e dinâmica, com cores suaves e desenhos estilizados, para facilitar a leitura e agradar o leitor.
Na apresentação, os autores escrevem: “Sabemos que o momento em que nos encontramos é delicado, por isso, pensando no bem-estar daqueles que mais estão sendo afetados pelo Coronavírus, decidimos criar e compartilhar esta cartilha com informações para ajudá-los”.
E mais: “Esperamos que a situação logo se normalize para que possamos todos nos encontrar, abraçar, matar a saudade da presença física. Enquanto isso, porém, pedimos calma e paciência. Se cada um fizer sua parte, sairemos dessa juntos”.
Colaborar na prevenção
Para a professora Terezinha Aguiar, chefe do Departamento de Comunicação Social da Unipar, a e-cartilha se traduz numa ação social da Universidade Paranaense, como tantas outras realizadas ao longo do ano. Ela acompanhou os trabalhos, fase a fase. “O material tem por objetivo informar e motivar os idosos a se cuidarem, ao mesmo tempo em que participa desta onda de solidariedade que vem tocando o coração das pessoas”, afirma.
Ela diz também que a proposta se enquadra na missão da Universidade Paranaense, que é compartilhar conhecimento e interagir com a sociedade: “Com centenas de projetos, a Unipar preza por isso, o que a torna relevante na vida das pessoas”.
Para baixar a e-cartilha acesse o link: https://drive.google.com/file/d/1bhMzjU4nW80WJH9MyuV6onSFjkxs809_/view?usp=sharing.