'Cuidados paliativos a pacientes' é tema da semana acadêmica de enfermagem

Publicado em 19 de Novembro de 2019 às 15:00

Foram mais de duzentos inscritos, vários palestrantes e temas com abordagens no contexto da arte do cuidar

O curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, promoveu sua 19ª Semana Acadêmica. Evento reuniu mais de duzentos inscritos e palestrantes que abordaram temas voltados ao contexto da arte do cuidar.

Na primeira noite do evento, os palestrantes foram os advogados Antônio Carlos Castilho e Tany Rocha Castilho, membros da Comissão de Ligação com Hospitais (COLIH). No dia seguinte, as atividades foram diversificadas, atendendo as demandas solicitadas pelos alunos. Uma delas foi a simulação do atendimento inicial à vítima de acidente automobilístico, executada pelo socorrista Itacyr Escopelli Junior e coordenada pelo professor do curso de Enfermagem, Alessandro Perondi.

Nesta mesma noite, o professor doutor Leonardo Garcia Velasquez, também da Unipar, ministrou o tema ‘A Revolta da Vacina do século 21’, discutindo com os acadêmicos as epidemias atuais e a volta de doenças antes erradicadas.

Para falar sobre os cuidados aos pacientes paliativos, englobando a empatia, a humanização do atendimento e a qualidade dos serviços, foi convidada a enfermeira e mestre Cinthya Raquel Alba Rech. Outra convidada foi a coach Edna Paula Bueno, que propôs aos participantes uma reflexão sobre o poder das palavras.

A Semana continuou com a professora do curso, enfermeira Géssica Tuani, que coordenou a atividade ‘Enfermagem Acolhe’. Segundo a acadêmica do 2º ano, Arieli Kozerski, que idealizou o projeto, a ideia da atividade partiu de uma experiência pessoal.

“Observei que a cada dia passamos por grandes dificuldades em nossas vidas, sendo assim, percebi que acolher meus colegas e ajudá-los a enfrentar os obstáculos do dia a dia seria algo que faria grande diferença em suas vidas”, conta a futura enfermeira.

Outra atividade proposta aos participantes foi um minicurso teórico-prático sobre Exames Laboratoriais Aplicados à Enfermagem, ministrado pela professora e biomédica Marian Gizele Lorenzetti. Já as professoras da Unipar, Edinara Salvadori e Marcela Gonçalves Trevisan, foram convidadas para compartilhar seus conhecimentos sobre o Manejo Clínico do Aleitamento Materno. Noções Básicas de Auriculoterapia foi o assunto abordado pela professora e enfermeira Andréia Araújo Zonta.

Também chamou atenção dos estudantes a oficina ‘Aplicação de Laserterapia e Cuidados com Feridas’, com o fisioterapeuta Rodrigo Cornelli. Para falar sobre Eletrocardiograma foi convidade a médica Samyra Soligo Rovani.

Dando sequência à Jornada, a nutricionista Mirian Cozer ministrou no Laboratório de Dietética a oficina ‘Enfermeiros e sua Importância na Terapia Nutricional’. Enfermagem e Segurança do Paciente foi a temática abordada pela enfermeira Tatiana Gaffuri, ao mesmo tempo em que a colega de profissão, Michaely Natali Mendes, falava sobre ‘Enfermagem Dermatológica Estética’ em outro espaço da Universidade. Também entrou na programação a palestra ‘Saúde, violência e masculinidade’, com a enfermeira Valéria Silvana Faganelo.

A Semana terminou com a palestra ‘Caracterização da exposição ocupacional continuada aos agrotóxicos: mecanismos moleculares associados à agressividade do câncer de mama’, ministrada pela doutora Carolina Panis. Segundo ela, o tema é resultado de um projeto científico que iniciou há cerca de 5 anos e que será apresentado em Harvard/Estados Unidos.