Evento desafia estudantes no desenvolvimento de habilidades do trabalho em equipe, gestão do tempo, inovação, formação de ideias e criação de produto
O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Paranaense, Unidade de Toledo, promoveu a segunda edição do ‘Hackathon ADS’. Voltado aos acadêmicos, evento tem como objetivo integrar os estudantes no desenvolvimento de habilidades do trabalho em equipe, gestão do tempo, inovação, formação de ideias e criação de produto.
O eixo temático foi ‘Sustentabilidade’ e os alunos foram desafiados a buscar soluções para problemas reais do cotidiano das pessoas. Na abertura, a professora Marta Izabel fez uma introdução sobre o tema. Na sequência, o professor Geferson Luis Simonette abordou o conceito de hackathon e cases relacionadas à sustentabilidade.
As turmas realizaram os trabalhos utilizando as ferramentas Canvas proposta de Valor, Canvas Modelo de Negócio e Canvas de Gestão de Projetos. Depois de prontos, eles passaram por duas bancas: validação da ideia e validação do protótipo.
Na avaliação do coordenador da graduação, professor Fernando Botelho, que contou com a colaboração de todos os professores na organização e execução do evento, a visão empreendedora permite ao aluno idealizar soluções para problemas reais, as quais podem virar um negócio ou dar a ele a oportunidade de implementar essas soluções como empregado.
“Ser criativo, inovar, se desafiar, ser persistente e ser ágil. Tudo isso pode mudar a vida de muitos futuros profissionais, pois o mercado de trabalho de hoje não aceita mais somente conhecimento. A pessoa precisa ter algo a mais. E a Unipar, por meio dos seus projetos de ensino, pesquisa e extensão, tem buscado oferecer esse algo a amais aos seus acadêmicos e à comunidade em geral”, afirma Botelho.
Também participaram profissionais de empresas parceiras do curso, que contribuíram com um olhar diferente aos problemas encontrados pelos alunos, além de compor as bancas. Foram eles: Ex-aluno Paulo Donaduzzi (Prati Donaduzzi), Wagner Crosatti (Defere Propriedade Intelectual), Irwin Daniel Escher (Toleshop), Nara Pick (Nara R. R. Pick & Cia Ltda e ex-gestora do programa de empreendedorismo do Sebrae de Cascavel), Nilmar Santos (Evolusoft Sistemas de Marechal Cândido Rondon), Ricardo Grassi (CustomerX e GDG Toledo), Alan Lira (DB1 software e GDG Toledo) e Marcio Pimentel (Jornal do Oeste).