Mesmo com a pandemia, as pesquisas do curso de Direito não diminuíram em quantidade e qualidade; bons resultados estão sendo comemorados
O curso de Direito da Universidade Paranaense (Unipar), Unidade de Francisco Beltrão, encontrou na pesquisa o grande foco de atividades em razão do atual cenário de pandemia. A graduação, atualmente, desenvolve três projetos em áreas de concentração vinculadas ao programa de Mestrado em Direito Processual e Cidadania.
As pesquisas são conduzidas pelos professores doutores Bruno Smolarek Dias (professor da graduação e do mestrado) e Jônatas Luiz Moreira de Paula (professor da graduação e do mestrado); ambos atuam na linha de pesquisa Jurisdição Constitucional
Entre os titulares das pesquisas está também o professor doutorando Alexandre Magno Augusto Moreira, que desenvolve seu projeto na linha de pesquisa Processo e Relações Negociais, com a temática sobre a Responsabilidade Civil Empresarial e Processo.
Além das atividades dos projetos de pesquisa institucional, outro fator positivo é a disciplina de Trabalho Final de Curso, em que os alunos desenvolvem seus trabalhos de conclusão já com a finalidade de conversão para publicação.
O professor Alexandre Magno, que é coordenador do curso de Direito, lembra que os alunos do 4º ano, de acordo com as normas regulamentares, devem apresentar seus trabalhos de conclusão em evento científico, como pré-requisito para a aprovação na disciplina.
Neste ano, somados alunos que realizam seus trabalhos de curso, alunos participantes de projetos de pesquisa e os interessados na participação de eventos (voluntários), o curso apresentará mais de 75 trabalhos científicos, nas mais diversas áreas do Direito.
A acadêmica do 4º ano Carla Cieslak obteve a aceitação de seu trabalho “com louvor” no 19º Encontro Anual de Iniciação Científica da Unipar, realizado no final do mês passado. Para ela, trata-se de uma satisfação e motivo de grande orgulho a premiação: “Desenvolvi meu trabalho com dedicação, com a grande contribuição dos professores da Unipar”.
O acadêmico Olair Domingos Dchery Junior, do 3º ano, salienta que a pesquisa científica é de suma importância para os acadêmicos e para a sociedade e, mesmo com a situação delicada provocada pela Covid-19, as atividades não perderam a qualidade.
O professor Alexandre Magno destaca que o evento científico este ano colheu frutos grandiosos, ao todo, com mais de 1.000 trabalhos encaminhados e aprovados e, ainda, encontram-se pendentes de publicações atividades científicas de professores e acadêmicos no Congresso Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação (Conpedi), evento a ser realizado de forma virtual no mês de dezembro.