Dos cerca de 100 trabalhos submetidos, 85 foram aprovados; evento integrou a Semana Acadêmica
Além das palestras durante a Semana Acadêmica, o curso de Direito da Universidade Paranaense (Unipar), Unidade de Francisco Beltrão, promoveu o 1º Encontro de Iniciação Científica. Dos cerca de 100 trabalhos submetidos, 85 foram aprovados e apresentados pelos acadêmicos nas diversas áreas do Direito.
O coordenador do curso, professor Alexandre Magno, disse que “os acadêmicos tiveram acesso ao edital das normas, modelo de resumos e regras metodológicas do evento desde o mês de março. Com isso, puderam fazer seus trabalhos com organização, para que no momento da submissão e avaliação dos orientadores e consultores/revisores estivessem em condições de aprovação e publicação”.
O professor Albino Gabriel Turbay, da graduação e do mestrado em Direito Processual Civil da Unipar de Umuarama, ressaltou a importância do evento. “Na condição de orientador e consultor, pude constatar excelentes ideias e grandes trabalhos”.
As apresentações ocorreram nos dias 20 e 22 de agosto. Na ocasião, para presidir as mesas de trabalho foram convidados profissionais do Direito (servidores da Magistratura Estadual, do Ministério Público, membros da Comissão dos Advogados Iniciantes – CAI, Egressos do Curso, Pós-Graduandos e advogados).
Pela apresentação dos trabalhos, os acadêmicos receberam certificado, além da possibilidade de publicação dos temas nos anais do evento, para fins de comprovação de títulos em seus currículos pela plataforma lattes.
Para a acadêmica da 3ª série, Marcelle Luisa Calegari, bolsista do PIC (Projeto de Iniciação Científica), “a Unipar como Universidade proporciona aos alunos um diferencial, que é a participação em pesquisas. Além deste evento, vou participar do Congresso Internacional em Umuarama, com a publicação de resumos e apresentação de trabalhos”.
O curso de Direito desenvolve projetos de pesquisa em parceria com o mestrado de Umuarama, com participação ativa dos professores Bruno Smolarek Dias e Jônatas Luiz Moreira de Paula.