Atividade é obrigatória e está ligada à disciplina de Prática de Processo Penal
O curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar trabalha com muitas atividades práticas. São ações que contribuem muito com a bagagem profissional dos acadêmicos, preparando-os para atuação no mercado de trabalho. As Audiências Simuladas entram neste contexto e são obrigatórias para os alunos do 5º ano, dentro da disciplina de Prática de Processo Penal, ministrada pelo professor Alessandro Dorigon, da Unidade de Umuarama.
Assim, é escolhido um caso real, que já foi julgado na prática, para que os alunos substituam as partes, testemunhas, juiz, escrivão, promotor e advogado.
CASO REAL
Nesta oportunidade, o caso escolhido foi de uma briga dentro de uma empresa, onde o patrão agrediu o empregado causando lesões leves. A acusação foi ligada ao crime de lesões corporais, previsto no artigo 129 do Código Penal.
Desta forma, a audiência é feita de forma completa, desde a tentativa de acordo entre vítima e réu até a sentença do juiz, com perguntas feitas pelo promotor e advogado para as partes e para as testemunhas. “É sempre muito bacana observar a atuação dos alunos e o comprometimento deles com a atividade. Percebemos que eles dão o seu melhor nas audiências simuladas, colocando em prática todo o conteúdo ministrado nas aulas teóricas”, enfatizou Dorigon.