Curso de Enfermagem aplica dezenas de doses da vacina da gripe na Unidade de Toledo

Publicado em 11 de Junho de 2024 às 10:55

A campanha é uma parceria com o município e está no segundo ano

O curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Toledo, em parceria com a Vigilância Epidemiológica e com a Unidade Básica de Saúde do Jardim Porto Alegre, promoveu uma campanha de vacinação contra a gripe. O público-alvo foi composto por acadêmicos, professores e colaboradores da Unipar, além de seus familiares.

A campanha aconteceu em três dias, sendo realizada no Campus I (em 10 e 14/5) e no Campus II (em 21/5), totalizando 160 doses aplicadas.

A coordenadora do curso, professora Sirlene da Silva, acompanhou os alunos e destaca a importância de trazer para as universidades o tema da imunização: “Temos várias vacinas no calendário nacional de imunização, capazes de prevenir várias doenças antes que elas aconteçam. A campanha contemplou a vacina da gripe, disponibilizada pelo SUS, liberada para todo o público acima de 6 meses de idade e responsável pela prevenção contra três tipos de vírus da gripe – vacina trivalente – considerados vírus graves, onde a pessoa fica internada e pode ir a óbito”.

Também salienta que a vacina não é algo recente no Brasil e no mundo, e sempre preveniu doenças, pandemias e epidemias. “A pessoa vacinada pode ter gripe, mas, por outros tipos de vírus que não são tão graves”, frisa.

A proposta viabiliza que, enquanto futuros enfermeiros, os alunos tenham a possibilidade de vivenciar na Universidade práticas reais do que vão enfrentar no dia a dia de trabalho. A docente destaca que na disciplina de Saúde Pública, que contempla o conteúdo de vacinação, os alunos já tiveram a teoria, já tiveram aula de laboratório e estão tendo a oportunidade de experienciar como realizar a técnica, e ofertar ao público o atendimento em horário diferenciado.