‘Cuidado além da Técnica’ foi o assunto abordado pelas palestrantes Elcí Paltanin e Erica Moraes
Neste dia 07 de junho, o curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama, realizou sua Aula Magna 2022. O evento aconteceu na Sala de Vídeo Central, na sede da Instituição. O cerimonial foi conduzido pelos acadêmicos Anderson Aguiar e Juliana Dias (2º ano).
Na programação, duas palestras ligadas ao tema central ‘Cuidado além da Técnica’, foram ministradas. A professora Elcí Paltanin falou sobre o cuidado em saúde sob uma perspectiva da neurociência e uma visão Cristocêntrica. Para ela, as guerras, revoluções, pandemias trazem crises e mudanças nas nossas vidas e um profissional da saúde precisa de saúde mental para cuidar de outras pessoas. “Através das pesquisas da Neurociência e de uma visão Cristocêntrica, podemos entender como atenuar os sofrimentos daqueles que estão sob nossos cuidados”, destacou.
“Agradeço a oportunidade de voltar para a Unipar, tão importante em minha vida. Foram duas graduações que fazem parte das minhas profissões e hoje ampliaram o meu horizonte”.
Já a enfermeira Erica Moraes, trouxe ao público uma abordagem ligada à Enfermagem de corpo e alma, momento em que falou sobre a essência do cuidado, inteligência emocional, psicossomática e as práticas integrativas complementares para um cuidado humanizado, holístico e sistêmico. “Gratidão a todos do curso pelo convite, é sempre uma honra retornar a esta casa onde me formei para exercer a minha profissão. Para um novo tipo de escuridão, um novo tipo de luz, que a exemplo de Florence (precursora da Enfermagem), também acendamos a chama da nossa lamparina, para enxergar o cuidado que nossos pacientes precisam, o corpo apenas reflete o que a alma grita e a boca não consegue falar”, agradeceu a palestrante.
Para a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Kátia B. Fontes, o objetivo da Aula Magna é promover a interação entre discentes, docentes e profissionais da área e a reflexão de temas relacionados à prática profissional. “O período pós-pandêmico revelou a necessidade de um olhar mais atento às necessidades psicossociais de acadêmicos, colaboradores, pacientes e sociedade, em geral. Neste sentido, o colegiado do curso optou por convidar profissionais que promovessem a reflexão da importância do cuidado emocional dos profissionais da área da saúde”, expôs.
Para o acadêmico Anderson Aguiar (2º ano), as palestras ressaltaram a importância do cuidado humanizado, de ter um olhar além da doença. “Precisamos entender que é possível proporcionar uma forma de atendimento diferenciada, melhor, em assim, obter mais resultados nos tratamentos”.
“Fiquei muito feliz, pois a universidade tratou dos alunos na parte de saúde emocional. Foi a primeira aula magna que não envolveu somente a técnica da prática da enfermagem, mas voltou o cuidado para quem vai cuidar”, elogiou o aluno Marco Antônio Demay.
SOBRE AS PALESTRANTES
. A professora Elcí é graduada em Pedagogia, Psicologia e História;
Especialista em Neurociência; Neuropedagogia; Educação com ênfase em Administração Educacional; Orientação e Supervisão Educacional; Aperfeiçoamento em Educação Religiosa.
. A enfermeira Erica é palestrante profissional e Leader Trainer; Coach; graduada em Enfermagem; Terapeuta Comunitária; MBA em Liderança e Coach; professora de pós-graduação em Oncologia e fundadora do Hospital da Alma de Cascavel.