Informação e acolhimento motivaram a ação, realizada na Praça Miguel Rossafa e ao longo da Avenida Paraná, em Umuarama
Acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama também se envolveram com a campanha Setembro Amarelo, ligada à prevenção do suicídio e valorização da vida.
Ao som das canções Amarelo e Girassol, os alunos do 2º período circularam pela Praça Miguel Rossafa, com cartazes, faixas e balões amarelos, sinalizando a importância do assunto e de falar a respeito. Na sequência, o grupo também passou por semáforos da Avenida Paraná, levando informação e acolhimento à população que passava por estes locais.
“Realizar ações assim, é primordial para nós, futuros profissionais, pois estimulam, aperfeiçoam e expandem o conhecimento além da sala de aula. Enfermagem é amor, empatia e ação”, expressou o aluno Aparecido Alves Lopes Junior.
ESTATÍSTICA ALARMANTE
Infelizmente, dados epidemiológicos no país têm demonstrado aumento da taxa de prevalência do suicídio, contudo, muitos destes casos poderiam ser evitados. E a campanha Setembro Amarelo vem justamente neste sentido.
“Ainda existem muitos tabus e mitos relacionados ao tema, mas acreditamos que ações como essa dos nossos alunos, despertam na população o interesse e a discussão e contribuem para que as pessoas que estão passando por problemas difíceis busquem ajuda e entendam que a vida sempre será a melhor escolha”, concluiu a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Kátia Biagio Fontes.
Última atualização em 19 de Setembro de 2022 às 12:29