No encontro foram apresentados os programas de suporte acadêmico e vivência no campus
O curso de Medicina da Universidade Paranaense (Unipar), campus Sede em Umuarama, realizou no mês passado o evento “HELP! Calouro Medicina Unipar 2025”. A iniciativa teve como objetivo recepcionar os alunos do primeiro ano do curso, proporcionando um momento de integração e apresentação das oportunidades acadêmicas disponíveis.
O encontro contou com a presença do diretor de inovação e educação da Unipar, professor Gilliano José Mazzetto de Castro; a diretora dos campi de Umuarama, professora Evellyn Claudia Wietzikoski Lovato; a coordenadora do curso de Medicina, Maria Elena Lima Martins; a coordenadora do Programa Institucional de Experiência e Sucesso do Aluno (PIESA), professora Bárbara Cossettin Costa Beber Brunini; e a coordenadora administrativa do curso de Medicina, Cínthia Aparecida Rafael Jaillot. A condução do evento foi realizada por Alexandre César, responsável por organizar e mediar as apresentações.
Durante o evento, os calouros foram apresentados a diversos programas institucionais que fazem parte da trajetória acadêmica na Unipar. A professora Bárbara explicou detalhes sobre o Programa de Experiência do Aluno (PIESA), enquanto William Bogo Turetta trouxe informações sobre certificações e crescimento profissional. Além disso, foi apresentado o novo projeto de acolhimento estudantil, que oferecerá suporte aos alunos ao longo da graduação. Outro destaque foi a plataforma Hop Unipar, que reforça as ferramentas digitais disponíveis para apoio acadêmico.
A coordenadora do curso de Medicina, Maria Elena Lima Martins, destacou a importância do evento para os novos acadêmicos. “É um momento essencial para os novos alunos, pois proporciona um primeiro contato com as inúmeras oportunidades que a Unipar oferece. Além do acolhimento, apresentamos caminhos para o crescimento acadêmico e profissional dos nossos alunos, incentivando a participação em pesquisas, atividades extracurriculares e programas que agregam valor à formação médica”, afirmou.
Durante o evento, os acadêmicos foram informados sobre a oficina de “Currículo Lattes”, que será no dia 24 de março. As vagas são limitadas para até 60 estudantes. A iniciativa busca capacitar os alunos para participarem de projetos de pesquisa e iniciação científica, reforçando a importância da formação acadêmica desde os primeiros anos da graduação.
O encontro foi finalizado com a apresentação das Ligas Acadêmicas, do Centro Acadêmico e de projetos estudantis, além das performances da Bateria Arritmia e da equipe Cheerleaders, que promoveu a integração entre os calouros e os veteranos.