Acompanhados de Agentes Comunitários de Saúde, os alunos visitaram bairros de Umuarama
A proposta para a testagem em massa da Covid-19 foi feita pela Secretaria de Saúde de Umuarama e abraçada com êxito pelo curso de Medicina da Universidade Paranaense – Unipar.
Foram eleitas para a ação as Unidades de Saúde de cinco bairros de Umuarama: Lisboa, Cruzeiro, Centro de Saúde Escola, Guarani e Bem-Estar. O que determinou a escolha foi o número acentuado de casos positivos da doença, inclusive com mortes.
Para realizar a atividade, os acadêmicos do 2º ano de Medicina cumpriram o que prevê a disciplina de Epidemiologia e Saúde Coletiva. Segundo a professora Marina Gimenez, cerca de 70 alunos estiveram envolvidos.
De porta em porta, lá foram eles colocando em prática um pouco dessa tão importante relação médico-paciente. Os acadêmicos estavam seguros e paramentados com os equipamentos necessários para evitar a exposição a riscos.
A ação foi simples, eles tinham que preencher fichas com informações sobre as pessoas e fazer o teste rápido, que apresenta o resultado em cerca de 10 minutos. Aproximadamente 250 testes foram feitos em dois dias de atividades, e destes, apenas seis apresentaram resultado positivo para Covid-19, sendo quatro casos no Parque Guarani, um no Jardim Lisboa e um no Jardim Cruzeiro.