Atividade envolveu acadêmicos do 3º ano, por meio da disciplina de Técnicas Cirúrgicas
Na última semana, o curso de Medicina da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama, realizou mais uma experiência prática diferenciada. Pela disciplina de Técnicas Cirúrgicas, os alunos do 3º ano, participaram de uma aula para atendimento inicial ao paciente politraumatizado.
Segundo explicou um dos professores responsáveis, Pablo Auth, o objetivo da atividade é que o acadêmico realize o atendimento preconizado pelo ATLS - Suporte de Vida Avançado no Trauma, seguindo a sequência para identificar e trataras lesões que acarretam risco iminente de morte. “A ideia era que eles iniciassem as medidas de reanimação, delegando à equipe de enfermagem a parte do trabalho que lhes coubesse, reavaliando a resposta dessa reanimação e, assim, determinando se o paciente precisaria de algo que não houvesse suporte naquela unidade, como por exemplo, cirurgia, necessidades de exames complementares (tomografia), e indicar a transferência”, explicou.
Para que a aula fosse realizada, quatro salas foram preparadas e até atores disponibilizados com a simulação de diferentes tipos de trauma participaram.
“Os alunos gostaram muito da proposta, e embora tenha sido tudo simulado, percebemos a tensão deles para com a responsabilidade que lhes foi imputada. Fatores como stress, carga emocional, tempo de ação, tudo isso envolveu a aula, além de, claro, colocarem em prática diversos conteúdos que aprenderam até agora. Foi lindo de ver!”, comemorou o professore Pablo.
Professores envolvidos
Francisco Fernandes, Pablo Auth, Ítalo Fioravanti, Jorge Rigoni, Alécio Rampazzo, Fernando Frederico, Flávio Frederico, Paulo Scarpante, Alberto Tomé, Adalberto Neto, Mariana Gasperin, Thiago Iria e Gileno Miranda.