Projeto de intervenção ‘Interação Comunitária 2022’ envolveu os alunos do 1º ano da graduação
O Curso de Medicina da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama, em parceria com as Unidades Básicas de Saúde do Jardim Lisboa, Cidade Alta, Bem-Estar, Primeiro de Maio, Guarani/Anchieta, Jardim Cruzeiro, Panorama, Central, Sonho Meu, San Remo, Ouro Branco e Cohapar I, realizaram nos dias 06 e 07 de junho, projetos de intervenção diversos para a população atendida nestes espaços.
A ação coletiva foi desenvolvida pelos acadêmicos do 1º ano do curso, sob a supervisão dos docentes que integram o eixo Interação Comunitária, e em parceria com professores e alunos dos cursos de Nutrição e Educação Física da Unipar.
As atividades foram direcionadas a públicos de diferentes faixas etárias, abrangendo crianças, adultos e idosos, e tiveram como foco principal as ações de prevenção e controle da hipertensão arterial e diabetes, os benefícios da alimentação saudável, orientações sobre o descarte adequado do lixo contaminante (agulhas) aos usuários de insulina, conscientização da população sobre a importância da adesão nas campanhas de prevenção realizadas nas UBS, benefícios dos jogos educativos nas escolas e, ainda, um alerta sobre a disseminação de diferentes doenças provocadas pelo acúmulo de lixo.
Os projetos foram aplicados em diferentes localidades, alguns, utilizando os espaços físicos das UBS e outros, por meio de visitas a domicílios, escolas e empresas. A adesão e receptividade da população foi excelente.
“Além dos benefícios citados, destacamos o elo estabelecido entre aluno e sociedade, fator primordial para a formação do profissional de saúde, uma vez que essas ações extramuros reproduzem as diferentes vertentes da saúde pública, do convívio social, da empatia e principalmente das ações humanitárias, aspectos esses, que não se reproduzem em sala de aula”, frisou a professora Patrícia Ribeiro, do curso de Medicina.
Vale destacar, que todas as temáticas abordadas nos projetos de intervenção fundamentaram-se nas ações de promoção de saúde, prevenção de doenças e na importância do autocuidado, medidas que são fundamentais para a saúde do indivíduo e da comunidade.
PROFESSORES ENVOLVIDOS
André Urbano
Fabiana Ferreira
Luciana Ribeiro
Marcela Moretto de Paula
Patrícia Ribeiro
Tâmila Siminski
Thatiany Menegucchi
Eguimar Martins
Pedro Lucas Pinheiro
Dirlene Pereira de Lima
Última atualização em 18 de Julho de 2022 às 08:29