A iniciativa atendeu à solicitação para recuperação e tratamento de animais selvagens mortos por atropelamento nas rodovias do município
O curso de medicina veterinária da Universidade Paranaense (Unipar), Campus II de Umuarama, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal de Cianorte, realizou o projeto de extensão “Práticas Básicas de Taxidermia: A Arte da Imortalização dos Animais”. A iniciativa atendeu à solicitação da secretaria para recuperação e tratamento de animais selvagens mortos por atropelamento nas rodovias do município.
O projeto teve como objetivo aplicar técnicas de taxidermia em diferentes espécies de animais selvagens e oferecer um curso prático aos acadêmicos, proporcionando estudo aprofundado da anatomia animal e complementando a formação dos participantes. Entre os animais taxidermizados, estavam um tamanduá-mirim, um quati e um gato-maracajá.
Os exemplares foram entregues à Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, representada por Michel Thomaz de Souza e Mariana Belon Moro. Os animais taxidermizados serão utilizados em atividades de educação e conscientização ambiental no município.
A coordenadora do curso de medicina veterinária da Unipar, professora doutora Daniela Dib, agradeceu ao professor doutor Edson Gerônimo e ao colaborador Jhosepher Aguiar de Freitas pela condução do curso, bem como à Secretaria de Meio Ambiente pela parceria. “Sem dúvida esta atividade foi enriquecedora para os acadêmicos da UNIPAR, bem como será futuramente para a comunidade local”, afirma Dib.