Curso de medicina veterinária da Unipar vence 1º lugar no Prêmio Saber Agropecuário

Publicado em 6 de Dezembro de 2024 às 17:01

A pesquisa abordou aspectos relacionados ao bem-estar animal e à eficiência reprodutiva

O curso de medicina veterinária da Universidade Paranaense (Unipar) conquistou o primeiro lugar com prêmio de R$10.000,00 na categoria Veterinária do Prêmio Saber Agropecuário, promovido pelo City Farm FAG. O resultado foi divulgado no final de novembro. O grupo responsável pelo trabalho vencedor é composto pela acadêmica Letícia Andreghetti, pela doutoranda Katuane Gabiato Araújo, pela professora do Campus de Toledo, Cecília Aparecida Spada e pelo professor do Campus de Umuarama, Denis Vinicius Bonato.

O artigo apresentado pelo grupo tem como título “Influência do comportamento na saída do tronco, após a inseminação artificial sobre a taxa de concepção de vacas da raça Nelore no primeiro serviço pós-parto”. A pesquisa foi realizada na Fazenda São João do Caiuá (PR) e abordou aspectos relacionados ao bem-estar animal e à eficiência reprodutiva.

O estudo investigou o efeito do comportamento das vacas Nelore ao sair do tronco de contenção sobre a taxa de concepção após a inseminação artificial em tempo fixo (IATF). Foram analisados dados de 999 vacas multíparas lactantes, com manejo antiestresse e sincronização da ovulação realizada entre 30 e 40 dias pós-parto.

Os resultados mostraram que vacas que saíram andando do tronco apresentaram uma taxa de concepção de 61,7%, superior às que saíram trotando (51,6%) ou correndo (52,6%). A pesquisa concluiu que vacas mais calmas têm maior desempenho reprodutivo, reforçando a importância do manejo tranquilo, infraestrutura adequada e interações positivas para o bem-estar animal.

Além de constatar o impacto do comportamento sobre a concepção, o trabalho destacou a influência de fatores como o uso de análogos sintéticos ao GnRH em vacas que não manifestaram estro, o índice de escore corporal (ECC) na taxa de concepção e a adaptação dos animais ao manejo.

O trabalho também será publicado em uma edição especial da revista Thêma et Scientia. Para o professor Denis Vinicius Bonato, a conquista reforça a relevância da pesquisa acadêmica desenvolvida na Unipar. “Queremos mostrar à comunidade acadêmica regional e nacional que estamos no caminho certo, desenvolvendo pesquisas sérias e fundamentais para o desenvolvimento da sociedade”, afirmou Bonato.

O Prêmio Saber Agropecuário é dividido nas categorias Agronomia e Veterinária e recebeu 120 trabalhos para avaliação na categoria que os representantes da Unipar se inscreveram. A premiação tem o objetivo de incentivar o avanço das Ciências Agrárias no Brasil.

Última atualização em 9 de Dezembro de 2024 às 10:15