Curso de Nutrição da Unipar conquista conceito 4 no Enade

Publicado em 5 de Janeiro de 2021 às 09:00

A graduação é composta por aulas teóricas, práticas e estágios supervisionados nas mais diversas áreas de atuação

O curso de Nutrição da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, terminou 2020 comemorando   a conquista do conceito 4 após o resultado do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). A avaliação, que vai de 1 a 5, serve para acompanhar a qualidade dos cursos de ensino superior em todo o Brasil.

Para a Drª Indiomara Baratto, professora e coordenadora do curso, o resultado demonstra a qualidade da Universidade Paranaense. “Existe um diferencial muito importante na Unipar, a possibilidade dos alunos desenvolverem atividades de ensino, pesquisa e extensão e isso enriquece ainda mais o conhecimento. ”

Em quatro anos de graduação os alunos contam com aulas teóricas, práticas e estágios supervisionados obrigatórios em que são acompanhados por docentes e pelos responsáveis técnicos [conhecidos como RT], sendo todos nutricionistas. 

“Aqui o conhecimento é generalista, o que proporciona ao acadêmico estar pronto para todas as oportunidades e demandas do mercado de trabalho”. A coordenadora ressalta também a importância de todas essas experiências que os acadêmicos têm durante a formação, são dinâmicas que estarão presentes no dia a dia profissional e que já são vivenciadas durante a graduação. 

Importância dos estágios

Os alunos fazem estágio em Nutrição Clínica conhecendo as atribuições e atividades desenvolvidas por nutricionistas em hospitais particulares e públicos, clínicas particulares, ambulatórios, consultórios e instituições de ensino. “A demanda por nutricionistas nessa área costuma ser constante, desta forma, o estágio pode ser o início para futuras contratações”, relata Indiomara. 

Já o estágio supervisionado em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) está relacionado com a alimentação da coletividade. O estudante tende a acompanhar as atividades do nutricionista da unidade, aprendendo a calcular refeições, organizar cardápios, realizar pedidos, receber mercadorias e, principalmente, a gerenciar uma equipe e uma unidade de alimentação e nutrição.

O cenário atual de atenção à saúde exige profissionais capacitados. O estágio supervisionado em Nutrição e Saúde Pública possibilita ao aluno vivenciar estes desafios, atuando, principalmente, na área de educação e coordenação alimentar (creches, escolas, asilos, empresas, unidades básicas de Saúde) e também no campo de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).

Indiomara destaca que os méritos desta conquista são para os acadêmicos e suas famílias que escolheram a Unipar “nós recebemos alunos de toda a região e nos sentimos muito honrados em possibilitar a entrega de bons profissionais ao mercado de trabalho. O resultado nos dá a certeza que estamos trilhando o caminho certo na educação de nossos alunos”, conclui.