Foram três dias de atividades conectando teoria e prática profissional; participaram acadêmicos do 1º ao 3º ano da graduação
Entre os meses de outubro e novembro, o curso de Nutrição da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama promoveu o minicurso ‘O processo de cuidado nutricional", com o objetivo de proporcionar aos acadêmicos a aproximação entre teoria e prática do Nutricionista, por meio de atividades direcionadas.
A atividade foi voltada a estudantes do 1º ao 3º ano da graduação. O minicurso foi ministrado pelas responsáveis técnicas do curso, as nutricionistas Mônica do Vale Assis G. Santini e Fernanda Merlini.
Foram realizadas atividades presenciais na Clínica Escola de Nutrição, onde os acadêmicos puderam ter contato com os aparelhos e equipamentos utilizados nas consultas, além do passo a passo para o atendimento ao paciente (do agendamento à entrega de cardápio).
Também fizeram parte das atividades estudos de caso envolvendo doenças muito comuns na população, como diabetes e obesidade. Para isso, os alunos foram estimulados a buscar informações na literatura sobre as patologias apresentadas e, mediante discussão e orientação guiadas pelas RTs, foram construídas as condutas dietoterápicas mais adequadas. Após esse processo, foi solicitado aos alunos a elaboração de receitas ajustadas à conduta dietoterápica.
Para finalizar o minicurso, foi realizada atividade prática no Laboratório de Técnica Dietética para o preparo das receitas selecionadas pelos alunos. Foram três dias de curso e todos os protocolos de prevenção à Covid-19 foram seguidos.
"Considero de grande valia a participação dos alunos no minicurso, uma vez que os insere na realidade de alguns nichos de atuação do nutricionista e oportuniza a realização de atividades significativas para o aprendizado”, destacou a professora Lidiane Nunes Barbosa.
A opinião é endossada por uma aluna participante. "Achei o minicurso bem interessante. Ele foi elaborado de uma forma simples para que alunos de qualquer ano de nutrição pudessem aproveitar ao máximo o conteúdo entregue ali pelas profissionais, sem contar a dinâmica que foi realizada no laboratório da técnica dietética, uma forma de aprendermos algumas receitas e repassá-las aos nossos futuros pacientes. Comidas saudáveis também podem ser gostosas”, enfatizou Bárbara Balani, acadêmica do 3° ano de nutrição.
Ao longo do ano, também foram promovidas pelo curso de Nutrição aula magna, jornada, palestras, lives, visitas técnicas, entre outras atividades extracurriculares.