Evento abordou as diversas realidades profissionais; participaram acadêmicos, professores e egressos do curso
De 16 a 19 de novembro, o curso presencial de Pedagogia da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama realizou sua 29ª Semana de Estudos Pedagógicos e 19º Encontro de Pedagogos da Região Noroeste Paranaense. Abordando as diversas realidades profissionais, o evento tem como objetivo geral, promover a discussão sobre as habilidades profissionais, atualização, integração e interação entre os participantes: professores, acadêmicos e egressos do curso.
Além disso, como uma ação já tradicional da graduação, a jornada cumpre ainda com o papel de conscientizar sobre as possibilidades e potencialidades dos educadores; levá-los a uma formação superior e profissional interdisciplinar mais crítica e construtiva, através do aprofundamento teórico/prático, para que assumam seus papéis de pesquisadores sociais, oportunizando a apropriação do conhecimento real e interdisciplinar para aplicá-los às suas produções científicas e à sua futura atuação profissional e também promover inter-relação dos acadêmicos, professores e profissionais da educação em atividades teórico-práticas de cunho científico-acadêmico, artístico culturais e sociais.
Neste ano, especialmente, o curso também celebra 50 anos de existência, formando profissionais da educação e pedagogos com excelência. Segundo a coordenadora do curso, professora Maria do Carmo de Oliveira Nogueira, a luta dos professores para ampliar seus currículos é um processo constante, que resulta em um compromisso educacional no atendimento a crianças e jovens. “Este é um momento muito festivo para nós da pedagogia, e consideramos a integração promovida por este evento muito positiva para fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão – tripé da nossa universidade. Repensar o ensino é estar constantemente analisando as experiências e os estudos relativos ao processo educacional em suas múltiplas áreas do conhecimento”, destacou.
A programação da Semana de Estudos Pedagógicos oferece palestras, apresentações culturais, atividades de dinâmicas recreativas e outras atividades com foco em ampliar os conhecimentos dos estudantes.
16/11 - Abertura com a palestra ‘Umuarama Alma Literária’, com o cartunista, professor Marcos Vaz (criador do personagem Umuaraminha);
- Teatro dinâmico e interativo, conduzido pela professora Analides Caruso Costa.
17/11 - Apresentação musical (solo de violino), com o professor João Paulo Ferreira;
- Atividades teórico-práticas, com membros da Liga de Parasitologia do curso de Medicina. Tema: ‘O que o educador precisa saber sobre a parasitose na infância’.
18/11 - Palestra ‘Algumas possibilidades de atuação pedagógica na rede estadual de ensino’, com a egressa da turma de 2013, professora Rosa Monica Matias;
- Apresentação musical (violão, culelê e vocal), com as acadêmicas da Hemylly, Sâmela e Sheila, que ao final também contribuíram na canção dos parabéns aos 50 anos da Pedagogia Unipar.
19/11 - Webconferência “O currículo e a BNCC – pedagogia adaptação curricular em tempos de pós-pandemia”, com a professora Patrícia de Araújo Abucarma Stevanato;
- Fechamento com a dinâmica lúdica ‘Noite da Marmota – Práticas Alternativas de Aprendizagem’ (atividade remota) conduzida pela professora Lucyelena Amaral Picelli.