Curso de Psicologia promove oficinas de combate à exploração sexual e à luta antimanicomial

Publicado em 28 de Maio de 2024 às 09:11

Evento foi alusivo às Lutas de Maio, que visou a conscientização sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes e a defesa das pessoas em sofrimento mental

Os estudantes e professores de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar/Francisco Beltrão realizaram, no dia 22 de maio, um evento alusivo ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio. A iniciativa, denominada "Lutas de Maio", visou a conscientização sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes e a defesa das pessoas em sofrimento mental.

Acadêmicos do 4° e 5° ano do curso organizaram oficinas orientadas pelas professoras Thais Cristina G. Nazar, Tatiane Pecoraro, Miriam Benedeti, Alessandra Fernandes, Tagley Cristina Moras e Mayara Nunes. O público-alvo foram os próprios estudantes de Psicologia.

O evento teve um impacto significativo, promovendo reflexões e debates sobre temas urgentes. Os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos teóricos e práticos, o que contribui para sua formação profissional. Ao abordar os mecanismos de prevenção e intervenção na luta antimanicomial e no combate ao abuso e exploração sexual, os futuros psicólogos se prepararam melhor para identificar e apoiar vítimas, além de promover ambientes mais inclusivos e saudáveis.

Silvane Romani, acadêmica do curso, destacou a importância de participar de uma das oficinas: "Foi muito gratificante, uma experiência única, onde pudemos vivenciar como uma pessoa se sentia presa em um manicômio". Gustavo Girardi, que ministrou uma oficina, também compartilhou sua experiência: "Foi uma experiência bacana e ao mesmo tempo nervosa, pois nos colocamos no lugar dos professores. Ver a produção dos colegas a partir do que explanamos foi muito importante".

A professora Thais Nazar ressaltou a relevância de trabalhar esses temas: "É fundamental instrumentalizar os estudantes em termos de prevenção à violência e saúde mental, além de destacar o protagonismo dos acadêmicos do 4° e 5° ano no trabalho desenvolvido".

A professora Tatiane Pecoraro também comentou sobre a importância do evento: "As oficinas abordam questões de violência, um tema que precisa ser pensado e planejado dentro da formação do psicólogo. Esse estilo que coloca os alunos como protagonistas diante dessas temáticas é excelente para sua futura atuação no mercado de trabalho".