Curso de psicologia realiza 1º seminário do Pacex “Habilidades para a Vida”

Publicado em 22 de Novembro de 2024 às 13:34

Projeto de extensão impacta 855 pessoas em sete municípios da região

O curso de Psicologia da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Francisco Beltrão, promoveu o I Seminário de Atividades Extensionistas do Programa de Curricularização da Extensão (Pacex) “Habilidades para a Vida”. O evento destacou a relevância da promoção de competências essenciais para o desenvolvimento humano, conforme o conceito da Organização Mundial da Saúde (OMS), que define como Habilidades para a Vida como um conjunto de capacidades para lidar de forma eficaz com os desafios e demandas do cotidiano, incluindo competências sociais, emocionais e de comunicação, fundamentais para o bem-estar e a saúde mental.

A iniciativa do Pacex “Habilidades para a Vida" envolve alunos do 1º e 2º períodos, responsáveis por criar recursos lúdicos para aulas, além de estudantes do 4º e 5º períodos, que desenvolvem ações comunitárias. Essas atividades impactam diretamente 855 pessoas em sete municípios da região Sudoeste do Paraná, que totaliza 28 espaços variados como praças, escolas, empresas e outras entidades.

Orientados pela professora do curso de psicologia, Thaís Cristina Gutstein Nazar, os estudantes desenvolveram atividades com o objetivo de fortalecer a saúde mental e criar um ambiente de apoio para os participantes. Segundo ela, o seminário não apenas celebrou os resultados acadêmicos, como também promoveu uma troca de experiências entre acadêmicos dos primeiros quatro períodos e a professora orientadora, contribuindo para uma reflexão coletiva sobre os desafios da promoção das Habilidades para a Vida.

“O sucesso do Pacex ‘Habilidades para a Vida’ ressalta a importância de projetos que integram o conhecimento acadêmico com a realidade local, proporcionando aos estudantes oportunidades de aplicar suas aprendizagens em contextos práticos e promover impactos positivos na comunidade. Esse evento marca um avanço importante na busca por uma sociedade mais saudável e consciente”, ressalta a professora Thaís.

Última atualização em 22 de Novembro de 2024 às 13:35