Cursos de engenharias de Guaíra realizaram Jornada Acadêmica

Publicado em 8 de Outubro de 2024 às 17:45

A programação contou com oficinas e palestras sobre temas de ratificação de imóveis em faixa de fronteira

A Universidade Paranaense (Unipar), unidade de Guaíra, promoveu, em setembro, a Jornada e Fórum Integrado dos cursos de Engenharia Agronômica e Civil. O evento contou com a participação de profissionais da área, estudantes e representantes da comunidade.

Na programação, o curso de engenharia civil ofereceu oficina sobre execução e projetos estruturais, ministrada pelo engenheiro Fernando Prates Segóvia, egresso da Unipar.

Um dos destaques foi a discussão sobre a ratificação de imóveis em faixa de fronteira. O tema, de grande relevância para produtores rurais da região, foi abordado na palestra por Marcelo Antonio Cavalli, oficial do Registro de Imóveis da comarca de Terra Roxa e co-autor da Cartilha Ratificação de áreas de Fronteira, elaborada pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e a Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná (ARIPAR).

Um dos temas mais relevantes abordados no evento foi o da ratificação em faixa de fronteira, que abrange todas as propriedades rurais em uma faixa de até 150km de distância das fronteiras brasileiras, com legislações específicas para cada faixa e obrigatoriedade de execução de georreferenciamento dos imóveis rurais. A correção foi determinada, inicialmente, em 2015, com prazo até 2019, o qual não foi possível ser cumprido pela quantidade de propriedades afetadas pela legislação. Esse prazo acabou sendo prorrogado até novembro de 2025.

Última atualização em 9 de Outubro de 2024 às 12:09