Cursos de psicologia e medicina realizam caminhada a favor do Setembro Verde

Publicado em 17 de Setembro de 2024 às 10:56

A iniciativa é organizada pelo projeto de extensão "Mobilização e sensibilização para doação de órgãos e tecidos”

No último sábado (14), os cursos de psicologia e medicina da Universidade Paranaese (Unipar), unidade de Umuarama, realizaram uma importante caminhada em prol da doação de órgãos e tecidos. O evento, que teve início na Praça Miguel Rossafa e seguiu até a Praça Santos Dumont, contou com a presença de acadêmicos, professores, apoiadores da causa e representantes de hospitais como UOPECCAN, CEMIL e Norospar.

A iniciativa, organizada pelo projeto de extensão "Mobilização e sensibilização para doação de órgãos e tecidos", coordenado pela professora Claudia Lopes Perpétuo, faz parte da campanha Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação. A data de 27 de setembro marca o Dia Nacional da Doação de Órgãos.

A professora Claudia Lopes Perpétuo ressaltou a importância do projeto de extensão na conscientização da população. "Formalizamos esse projeto por meio da curricularização da extensão e falar da importância da doação de órgãos, e principalmente da conscientização das famílias de dizer que você é doador de órgãos, isso é importantíssimo", destacou.

A doação de órgãos ocorre após o diagnóstico de morte encefálica e pode salvar até oito vidas. Coração, pulmões, fígado, intestino, pâncreas, rins, córnea, pele, ossos e valvas cardíacas são alguns dos órgãos e tecidos que podem ser doados e beneficiar inúmeros pacientes na lista de espera por transplante.

Para se tornar um doador, basta comunicar sua decisão à família ou registrar sua vontade no site de Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça.

A aposentada Judite Malacrida, de Maringá, compartilhou sua experiência pessoal. “Na hora que ele [seu filho] entrou para o centro cirúrgico para fazer recepção, nós [sua família] passamos a ser doadores. Quando perdi uma neta de 31 anos, o pai dela autorizou a doação. Então isso é uma coisa muito significativa para nós”, afirmou.

Para mais informações sobre o processo de doação de órgãos no Paraná, o Sistema Estadual de Transplantes disponibiliza os seguintes contatos:

* E-mail: sesatran@sesa.pr.gov.br

* Curitiba: (41) 3304-1900

* Londrina: (43) 3379-6078

* Maringá: (44) 3227-3274

* Cascavel: (45) 3321 5505

Música da campanha do curso de psicologia da Unipar, unidade de Umuarama: Música para campanha da doação de órgãos

Última atualização em 17 de Setembro de 2024 às 11:05