Método procura aplicar o design no mundo dos negócios para solução de problemas
O Ciape (Centro Integrado de Apoio a Projetos Empresariais) da Universidade Paranaense – Unipar está promove constantemente ações de incentivo ao conhecimento para as comunidades acadêmica e externa. Na Unidade de Umuarama, acadêmicos, professores e convidados participaram do curso ‘Design Thinking’.
Com o objetivo de ressaltar a importância da empatia, criatividade e inovação no mundo empresarial, o curso contou com palestra do consultor André Turetta, professor convidado do Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul, órgão conveniado à Fundação Getúlio Vargas.
Agente local de inovação do Sebrae, Turetta apresentou a teoria do Design Thinking aos participantes, em que o modelo de pensamento de designers de produtos é utilizado dentro das empresas para detectar problemas e criar soluções em situações cotidianas, com empatia, criatividade e racionalidade.
O coordenador multicampi do Ciape, professor Bruno Oliveira, conta que o curso alcançou ótimos resultados. “Além da interação, a troca de conhecimentos e a dinâmica na realização da atividade foram ótimas”, diz, agradecendo a parceria do Sebrae.
Cursos como este, segundo ele, são importantes para sensibilizar empresários, gestores e seus colaboradores sobre os novos rumos do mercado. “Inovar é preciso e o desafio já foi lançado; agora temos que assimilar e nos capacitar para esta realidade”.
O curso também teve momento experimental, quando os participantes puderam colocar o ensinamento em prática, trabalhando em grupos e desenvolvendo soluções pelo método.
Uma segunda edição do curso já está agendada, só que agora dirigida a profissionais e estudantes de Medicina. Será no dia 19 de novembro com o tema ‘Desenvolvendo empatia e criando soluções centradas no paciente’, também com Turetta. Inscrições abertas no site do Ciape/Unipar.