Com o tema ‘Fique seguro, brinque em casa’, evento on-line mobilizou professores, acadêmicos e profissionais da área, que monitoraram brincadeiras para pais e filhos
A comemoração do Dia Internacional do Brincar foi diferente este ano na Universidade Paranaense. Devido à pandemia, a equipe da Brinquedoteca, projeto de extensão do curso de Pedagogia da Unipar, celebrou a data com atividades remotas, realizadas pelas redes sociais/internet.
Seguindo o tema ‘Fique seguro, brinque em casa’, o evento virtual mobilizou mais de mil pessoas, entre professores, acadêmicos e pais, que foram incentivados a brincar com seus filhos no ambiente domiciliar utilizando vídeos gravados pelos futuros pedagogos, que repassaram o passo a passo das brincadeiras tradicionais da programação.
A comemoração também contou com momentos de conversa em redes sociais e uma oficina on-line dirigida aos acadêmicos e profissionais interessados em ampliar os conhecimentos nesta modalidade pedagógica. Por ser uma atividade inusitada, o resultado foi bem produtivo, tanto para os brinquedistas, que preparam as atividades, quanto para os adultos e crianças, que aceitaram participar.
“Eles elogiaram a iniciativa, nos parabenizando pelas ações criativas e divertidas da nossa equipe, que se esforçou no intuito de lembrar a importância do brincar para a formação psicossocial das crianças”, diz a coordenadora da Brinquedoteca, professora Lucyelena Picelli. Ela diz também ter ficado bastante satisfeita com a adesão. “Nosso projeto teve um alcance gigantesco”, exclama.
Realizado em parceria com o Núcleo Regional de Educação de Umuarama, o evento on-line mobilizou moradores das cidades paranaenses de Umuarama, Alto Piquiri, Cafezal do Sul, Iporã, Tapira, Terra Roxa, Esperança Nova, Douradina, Maringá, Pérola e São Jorge do Patrocínio. Pais e filhos de Brusque/SC; Rio Brilhante, Caarapó, Coxim e Maracajú/MS; e até do Japão [de Minikamo-Shi] também interagiram com a turma da Brinquedoteca da Unipar.
Interação regional
Para Antonielly Ramires, aluna do 4º ano de Pedagogia, a experiência foi sensacional: “Gravar um vídeo sugerindo brincadeiras para as crianças foi diferente de tudo que já fizemos, porque desta vez alcançamos muito mais pessoas, de diversas regiões; vê-las interagindo, correspondendo a nossa proposta, nos deixou muito contentes e com a certeza de que o brincar remoto também dá certo”. Sua colega, Cínthia Ferreira, concorda: “Gostei do projeto, de sua programação eclética de brincadeiras; foi muito produtivo e incentivador”.