Dia do Enfermeiro: Estudantes comemoram com ritual da ‘Passagem da Lâmpada’

Publicado em 21 de Maio de 2019 às 15:00

Lâmpada acesa, que simboliza a chama do conhecimento, instiga reflexão sobre princípios da profissão

Como faz todos os anos, o curso de Enfermagem da Universidade Paranaense, Unidade de Guaíra, realizou a tradicional cerimônia da ‘Passagem da Lâmpada’, em comemoração ao Dia do Enfermeiro (celebrado em 12 de maio). Apresentação do Coro Unipar abriu o evento.

Neste ritual, os professores recomendam aos alunos para que permaneçam com a lâmpada acesa, pois ela simboliza a chama do conhecimento. Tradicionalmente, os acadêmicos do 5° ano assumem o papel de segurar as lamparinas para a passagem. Familiares e amigos dos estudantes prestigiaram a cerimônia.

Em sua fala, a coordenadora do curso, professora Daniele Garcia, relembrou que o ritual marca a história da Enfermagem e foi inspirada na pioneira Florence Nightingale, que, em 1853, se prontificou para cuidar dos soldados feridos na Guerra da Criméia.

“Durante a noite, ela fazia visitas aos feridos e, para iluminar seus passos, levava uma lamparina, hábito que a deixou conhecida como ‘a dama da lâmpada’. Por isso, a lâmpada tornou-se o símbolo da Enfermagem”, explicou a professora.

O encerramento foi marcado por homenagens feitas por acadêmicas. Simone Trombetta fez homenagem a Deus, Beatriz Tolotto homenageou os professores enfermeiros pelo seu dia, Gislaine Fiorelli, os colegas do curso, e Mayara Vilas Boas, homenageou os familiares presentes.