Dia do Tênis: Oficina contempla crianças de vários bairros da cidade

Publicado em 6 de Agosto de 2019 às 15:00

Objetivo foi promover socialização e a popularização da modalidade

A Universidade Paranaense – Unipar realizou no sábado, 3, o ‘Dia do Tênis’, organizado pela coordenadoria do curso de Educação Física, em parceria com a academia de tênis AGT de Umuarama, Secretaria de Esportes da Prefeitura e Ciape (Centro Integrado de Apoio a Projetos Empresariais) da Unipar. O evento esportivo teve o apoio da Federação Paranaense de Tênis e Conselho Regional de Educação Física.

Em torno de cem crianças, de escolas de Umuarama e do vizinho município de Maria Helena, foram contempladas, participando de oficina para aprender regras básicas do jogo. Mas o objetivo maior dos organizadores foi popularizar a modalidade, destacando os benefícios que a prática oferece para a saúde física e mental [o tênis exige alto nível de concentração, o que leva a melhorias do equilíbrio e da coordenação, entre outras].

A oficina aconteceu no estacionamento do Câmpus Tiradentes da Unipar, com supervisão do proprietário da AGT, Aguinaldo Silva [atleta com longa experiência no esporte], e colaboração de professores da Unipar, da prefeitura e de escolas. Acadêmicos de Educação Física também cooperaram: trinta foram escalados para a atuação de monitoria.

“Juntamos as estruturas da Unipar e da AGT e promovemos este evento sensacional! Foi uma aula com muito conhecimento técnico, mas também voltada para o incentivo. O tênis é uma modalidade que vem crescendo e poder plantar essa sementinha foi gratificante”, diz Aguinaldo, que cumpriu também o papel de olheiro. “Vi que tem muita criança com potencial”, assegura, informando que dará bolsa da AGT para quem se destacou e tem interesse em aprender a jogar [são três bolsas].

Ensinando e motivando as crianças também estavam o umuaramense Pedro Sucupira e o curitibano Lucas Amorin. A dupla campeã brasileira de tênis tem no currículo vários títulos e muitas medalhas e troféus, de torneios nacionais e estaduais. Eles treinam pela DM Tênis/Instituto Ícaro, de Curitiba.

Na véspera da oficina, os acadêmicos passaram por um treinamento na AGT, com Aguinaldo e os campeões. Foram horas dedicadas a aprender técnicas e a refletir sobre a importância do esporte como fator de integração social e promoção da cidadania.

A aluna do Colégio Malba Than, Nair Hétely, diz que amou participar: “Gosto muito de praticar esportes; sou a única menina na escola que joga futsal... quero ser professora de educação física”.

Parcerias

A coordenadora do curso de Educação Física da Unipar, professora Silvia Sucupira, acompanhou os trabalhos. Ela disse que o ‘Dia do Tênis’ alcançou os objetivos pelos bons parceiros que agregou. “Foi bem produtivo”, exclama. “Fomos a Curitiba conhecer o Instituto Ícaro, trouxemos a ideia para Umuarama e, a partir deste primeiro investimento bem-sucedido, vamos colocá-lo na agenda social da Unipar”, promete.