Construção de valores para uma sociedade justa e próspera. Diante de um cenário de crise e muitas mudanças sociais, o papel da Educação é relevante e honroso, digno de celebrar
Em meio às turbulências que o mundo tem vivenciado, encontramos motivos para nos orgulhar e seguir em frente. Na última terça-feira, 28 de abril, comemoramos o Dia Internacional da Educação. Foi uma semana de reflexões sobre o significado do papel da Educação e quais suas contribuições para o progresso da sociedade.
Para saudar a data, a Universidade Paranaense – Unipar criou uma campanha, veiculada nas mídias sociais, com mensagem otimista. Imagens, como uma linha do tempo, mostram o processo de evolução com a chegada da tecnologia, principalmente no ensino e no mundo do trabalho, fazendo parte do dia a dia de várias profissões, inclusive gerações.
O texto passa a ideia de que a Educação vai muito além de um processo de instrução e ensino, como define o dicionário: o significado consiste em um processo de transformação, uma poderosa ferramenta capaz de transformar o mundo. “Nessa constante evolução, sabemos que nada é como antes, basta uma volta no ponteiro do relógio e tudo se transforma”, provoca a mensagem.
Outra bandeira levantada é a de que “se falamos tanto em mudanças, por que não utilizamos a Educação para mudar e moldar um novo mundo, com mais respeito, comprometimento ao conhecimento e oportunidades para evoluir, um mundo onde todos encontram espaço para explorar seus talentos e, assim, encontrar novas portas para o sucesso, um lugar onde a Educação seja utilizada como o principal instrumento para transformar as pessoas? afinal, se as pessoas mudam, o mundo muda junto”.
A Unipar está há quase cinco décadas investindo no ensino superior [tempo em que formou mais de 60 mil profissionais] e não tem dúvidas de que a Educação transforma vidas. Também nota que, com o passar do tempo, a Educação também se transformou e mais ainda agora. “Sabemos, não está sendo fácil, mas neste momento difícil, o ensino superior não deixa você sozinho”, enfatiza a campanha.
Em todo o país, são mais de seis milhões de alunos assistindo às aulas remotamente. Em menos de uma semana, as universidades e faculdades privadas movimentaram uma operação sem antecedentes para o calendário acadêmico seguir sem prejuízos, com aulas nos mesmos horários e com os mesmos professores, que receberam treinamento e capacitação tecnológica para ensinar de um novo jeito: de suas casas para as casas de seus alunos.
Com toda essa adaptação, inovação e luta contra a Covid-19, fica uma grande lição - a força dos professores e alunos da Unipar, que estão dando uma aula de superação. Em breve a comunidade acadêmica estará reunida, presencialmente, trazendo calor humano para as salas de aula e laboratórios, aguardando ansiosos para muita prática. Acredite, esse momento vai passar, mas o conhecimento é para sempre.
Nossa história
Essa trajetória se inicia em 1972, em Umuarama, a partir de um trabalho visionário e promissor. Hoje, são 48 anos de história, destes, 35 anos também dedicados à oferta de pós-graduação. A Universidade congrega sete unidades universitárias, em sete cidades do Paraná. Seus objetivos foram muito bem traçados por seus fundadores, o casal Cândido Garcia e Neiva Pavan Machado Garcia, sendo fomentar o ensino superior e, ao mesmo tempo, desenvolver projetos que colaborassem efetivamente para alavancar o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região.
No compasso desse crescimento, além de se preocuparem com a estrutura predial, os dirigentes da Unipar priorizam também investimentos em tecnologia e equipamentos laboratoriais específicos. Sua metodologia prioriza o ensino, a pesquisa e a extensão universitária, tripé que a diferencia com o título de Universidade, conferido pelo MEC.
Diferenciais
A Unipar mantém firme o propósito de oferecer ensino de excelência e se consolida como uma das maiores expressões do ensino superior do Paraná, somando bons conceitos em avaliações do Ministério da Educação. Consolidam a Instituição: projeto pedagógico sintonizado com os avanços da ciência e os novos rumos do mercado de trabalho; corpo docente qualificado, constituído, em sua maioria, por mestres e doutores; gestores vocacionados e comprometidos com o desenvolvimento da Instituição; estrutura física e laboratorial atualizadas, que permitem eficácia nas aulas práticas e atividades de estágio; e compromisso com o alunado e com a sociedade, ampliando o leque de pesquisas com respaldo científico e se dedicando aos projetos de extensão à comunidade.