Dia Internacional do Brincar: Ações lúdicas contemplam mais de 15 mil crianças

Publicado em 12 de Junho de 2019 às 15:00

Trabalho foi realizado pelo curso de Pedagogia em parceria com o curso de Educação Física e os 19 municípios que integram o Núcleo Regional da Educação

A importância do brincar no desenvolvimento infantil é motivo de reflexão e acaba se tornando tema de diversos estudos. Especialistas em educação afirmam que brincar é fundamental para a criança porque, além de desenvolver o aspecto físico, mental e emocional, é brincando que ela aprende a ser adulta.

Partindo desta premissa e como faz todos os anos, o curso de Pedagogia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, também aderiu ao Dia Internacional do Brincar, celebrado no dia 28 de maio. E neste ano, o trabalho foi ainda maior, em âmbito regional. Em parceria com o curso de Educação Física e o Núcleo Regional da Educação de Umuarama (NRE), diversas ações de conscientização e de lazer foram realizadas pelos professores e futuros pedagogos.

A primeira foi uma capacitação com profissionais do ensino infantil e fundamental de Umuarama e mais 18 cidades da região, além de educadores de cinco colégios estaduais que ofertam o Curso de Formação de Docentes, com o intuito de assegurar às crianças o direito de brincar. Em outro momento, também foi realizada capacitação com acadêmicos da Unipar.

Os conhecimentos aprendidos nos treinamentos foram colocados em prática no dia 28, com ações simultâneas nas escolas dos 19 municípios jurisdicionados ao NRE, que proporcionaram muitas brincadeiras e diversão para mais de 15 mil crianças. A ação também foi realizada na Brinquedoteca, projeto de extensão do curso de Pedagogia da Unipar. Acompanhados dos pais e orientados pelos estagiários, a criançada se esbaldou nos espaços lúdicos e educativos do projeto. Teve ainda um delicioso lanche.

Na avaliação da coordenadora da Brinquedoteca, professora Lucyelena Picelli, a ação em conjunto foi um sucesso e os objetivos foram alcançados. “Atingimos um grande número de crianças, conscientizando pais e buscando o reconhecimento do brincar como atividade essencial para o desenvolvimento da criança, instrumento de aprendizagem, transmissão do saber e de educação, criador de vínculo social e de comunicação e ocupação de lazer e fonte de prazer”.