Encontro anual da Law and Society Association aconteceu neste mês de junho, em San Juan - Porto Rico
Entre os dias 1º e 04 de junho, a professora Dra. Tereza Vieira, que integra o corpo docente do programa de Mestrado em Direito Processual e Cidadania da Universidade Paranaense – Unipar, além dos cursos de graduação em Direito e Medicina, esteve participando da reunião anual da Law and Society Association de 2023, em San Ruan - Porto Rico, um território separado e desigual dentro dos Estados Unidos.
A base deste encontro esteve alinhada às múltiplas interpretações disciplinares da relação entre lei e sociedade. Participantes de sessenta países e seis continentes refletiram sobre as maneiras pelas quais a lei normaliza a discriminação e as desigualdades.
Segundo a professora, essa importante temática serve como lente para compreender outras relações de poder e visões da relação entre direito e sociedade, conforme propunha esse congresso mundial. “Temas como estes, nos ajudam a repensar como as estruturas sociais, legais e políticas perpetuam relações assimétricas de poder e desigualdades em sociedades que invocam ética na democracia”, enfatizou.
A Dra. Tereza participou com dois trabalhos, sendo um como autora e outro como co-autora. O trabalho sustentado oralmente teve como tema ‘Law, process and gender: three contemporary procedural discussions involving transgender people in Brazil’. Neste painel, participaram pesquisadores da Irlanda, Reino Unido, Rússia, Brasil e Estados Unidos. O outro trabalho, intitulado como ‘Sexual diversity and the protection or personality rights’, em co-autoria, foi apresentado oralmente pela Dra. Valéria Galdino Cardin (UEM e Unicesumar), contando com participantes de universidades da Inglaterra, Estados Unidos, Brasil e Irlanda.
“O referido congresso internacional proporcionou interação com pesquisadores de diversas universidades, facilitando o intercâmbio de ideias e trabalhos futuros com os professores da Unipar”, pontuou.
Além de americanos, a professora Tereza também fez convites de cooperação para suecos, franceses, chilenos e porto-riquenhos. E, ainda, levou alguns dos seus livros à Faculdade de Direito da Universidad de Puerto Rico, onde conheceu professores e fez dedicatórias nas obras doadas para a biblioteca.
“Como quase todo o país, a universidade sofreu severamente com o furação ‘Maria’, e até hoje realiza obras de recuperação”, contou Tereza, acrescentando que congressos como este, acontecem anualmente e o próximo será em Denver (Colorado, USA), onde ela pretende levar dois diferentes e relevantes temas de discussão mundial.