‘Relações trabalhistas antes e pós pandemia’, ‘Exercício físico em época de pandemia’ e ‘Contabilidade pública e transparência’ foram temas abordados
Com o objetivo de debater com estudantes da Educação a Distância e profissionais da comunidade assuntos do cenário atual, a Universidade Paranaense promoveu na semana passada o ‘EAD Connect’. O evento, transmitido dos estúdios da TVUP pela internet, foi pautado por palestras informativas, ministradas por professores da Unipar e especialistas de Umuarama (entre 8 e 10/6).
“O conhecimento não para e o momento tem exigido cada vez mais o consumo de informações de fonte confiável e relevante, e isso deve beneficiar não só a comunidade acadêmica, mas toda a sociedade. Pensando nisso, surgiu o EAD Connect, um evento gratuito e que busca disseminar, no formato de palestras, assuntos e discussões que são importantes, principalmente para aqueles que querem transformar o seu futuro”, explica a diretora de Gestão da Educação a Distância da Unipar, professora Ana Cristina Codato.
Para os alunos de todos os polos da EAD Unipar, situados em várias cidades do Brasil, a transmissão foi feita por meio da ferramenta AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem); já as pessoas da comunidade acompanharam pelo Youtube. Mais de 2.700 assistiram, cada um na sua casa.
O primeiro assunto discutido foi ‘Relações trabalhistas, empresas e empregados: antes e pós-pandemia’, que abordou como as MPs (Medidas Provisórias) propostas pelo governo na área trabalhista podem impactar as empresas e funcionários sob as óticas de manutenção de empregos, redução de custos e despesas.
‘Exercício físico em época de pandemia’ foi outro tema que entrou na pauta, com os palestrantes destacando a importância de se manter ativo durante a pandemia e os cuidados necessários para conseguir se exercitar com segurança.
A última palestra teve como tema ‘Contabilidade pública: um serviço em prol da transparência’, focado na importância, como o nome diz, da contabilidade pública para a transparência da divulgação dos gastos realizados no enfrentamento aos efeitos da covid-19, no apoio aos gestores e na aplicação das normas e padrões já implantados, permitindo que a execução orçamentária e financeira seja realizada de forma célere e adequada.
“As discussões apresentadas ao longo das palestras foram enriquecedoras e a entrega daquilo que foi proposto atingiu o nosso objetivo de conectar os estudantes e a população a estas discussões, nos fazendo planejar a próxima edição que certamente acontecerá em breve”, destaca a diretora da EAD.