Impacto da covid-19 no setor de Tecnologia da Informação, protagonismo feminino no mercado de trabalho e futuro dos cargos de gestão e de setores financeiros também entraram na pauta
Com temas voltados para as tendências profissionais no pós-pandemia, a segunda edição do ‘EAD Connect’ foi um sucesso, reunindo estudantes e profissionais da comunidade de diversos estados do Brasil. Promovido pela Diretoria Executiva de Gestão da Educação a Distância da Universidade Paranaense, o evento foi transmitido dos estúdios da TV UP em Umuarama (entre 24 e 26/8).
Os estudantes acompanharam as palestras por meio da ferramenta AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem); já as pessoas da comunidade, pelo canal da Unipar no Youtube. No total, mais de mil assistiram [ao vivo e depois].
A primeira palestra foi sobre as principais dificuldades e cases de sucesso das startups, trazidas pela analista de sistemas e cofundadora da Orbital Aceleradora, Ana Carolina Ebenau, de São Paulo. A consultora e coordenadora de treinamentos comentou cases de sucesso das startups acompanhadas por ela e a equipe da sua empresa.
O segundo tema, Protagonismo feminino: a valorização da mulher no mercado de trabalho, foi ministrado pela engenheira agrônoma e coordenadora do Comitê Mulheres do CREA-PR, Daniela Alves dos Santos, de Maringá. A profissional destacou avanços conquistados nos mais diferentes setores da sociedade e em cargos de liderança.
Na sequência, os convidados foram o CFO da multinacional Sancor Seguros, Rafael Gozer, e o head da GazinCred S/A, Maykon Costa, ex-alunos da Unipar. Os egressos relataram suas trajetórias profissionais e as experiências que tiveram na graduação, participando também de um debate sobre o futuro dos cargos de gestão e de setores financeiros.
O EAD Connect terminou com palestra dos ex-alunos da Unipar, Diógenes Ferreira, Fabio Benedito de Souza, Leandro Cavalieri e Jane Panaro Queiroz, e do coordenador do Núcleo de Ciências Exatas e Tecnológicas da Unipar/EAD, Cleber de Souza Relli. Os profissionais discutiram o impacto da covid-19 para o setor de TI (Tecnologia da Informação), analisando as perspectivas promissoras para a área.
Os bons resultados foram comemorados pelos organizadores. A diretora de Educação a Distância da Unipar, professora Ana Cristina Codato, credita o sucesso do evento à programação diferenciada, com palestrantes de excelente competência técnica.
“Os desafios postos pela atual conjuntura socioeconômica, abrindo diferentes campos de trabalho e novas oportunidades de empreender, nos instigam a complementar os conteúdos programados nos currículos das disciplinas; pela importância, nossos alunos demonstraram muito interesse e participaram motivados”, afirma a diretora.
Isto porque, segundo ela, os palestrantes foram pontuais nos temas propostos, o que rendeu debates produtivos: “Nomes de prestígio, todos contribuíram com muita informação, cativaram nossos alunos, alertaram, aconselharam, enfim abrilhantaram nosso evento conforme prevíamos, por isso estamos muito satisfeitos”.
Os interessados em assistir às palestras podem acessar os links:
https://youtu.be/1CeGk4tHTAo