Educação Física participa de audiência com presidente do Conselho Nacional de Educação

Publicado em 24 de Julho de 2019 às 17:00

Futuro do curso superior de Educação Física, a profissão e suas novas diretrizes foram a pauta do encontro

Os coordenadores do curso de Educação Física da Universidade Paranaense – Unipar, professores Robson Recalcatti (Toledo) e Silvia Sarto (Umuarama), estiveram em Curitiba para participar de audiência pública com o presidente do Conselho Nacional de Educação, Luiz Roberto Liza Curi. O evento teve como pauta o debate sobre o futuro do curso superior de Educação Física, a profissão e suas novas diretrizes.

Realizada na sede do CREF 9/PR (Conselho Regional de Educação Física do Paraná), a audiência contou com a participação dos coordenadores de curso de Educação Física de várias cidades do Paraná.

Recalcatti conta que o presidente apresentou o cenário dos cursos de graduação no país. “De acordo com pesquisa, dos 35 mil cursos, 612 são de Educação Física. Além disso, mostrou que a oferta de vagas é maior do que a de matrículas efetivadas, pois os cursos não atendem as expectativas dos interessados”.

Segundo ele, Curi também falou também sobre as novas diretrizes, abordando a organização acadêmica, questões de avaliação, diversidade do aprendizado, papel do docente, atividades práticas e iniciativa dos cursos. “A importância da diretriz curricular também foi tratada, pois tem o objetivo de regular a organização e apresentar proposições para as instituições”.

O coordenador do curso em Toledo ressalta que foi de grande valia participar da audiência. “Foi uma oportunidade de debater o futuro da Educação Física, assim como o curso no meio acadêmico e como ele pode contribuir na formação dos futuros educadores físicos”.

A professora Silvia Sarto faz parte da Comissão do Ensino Superior do CREF 9/PR. Um dia antes da audiência, ela e outros membros da Comissão conversaram com integrantes do CFEF (Conselho Federal de Educação Física) para conhecer as novas diretrizes da Educação Física.

“Essas novas diretrizes dão mais autonomia para as IES (Instituições de Ensino Superior) para montar seu curso. Porém, com essa autonomia traz novos desafios às instituições, que vão necessitar de mais preparo, mais conhecimento para esta nova visão do curso de Educação Física. Ou seja, uma graduação que seja mais voltada às práticas, que não fique somente em sala de aula”, afirma a coordenadora do curso da Unipar de Umuarama.

Também estiveram presentes na audiência o presidente do CONFEF (Conselho Federal de Educação Física), Jorge Steinhilber, o presidente da Comissão de Ensino Superior do Cref/9 PR, Erivelton Laat, o presidente do CREF9/PR, Antônio Eduardo Branco, o vice-presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação, Décio Sperandio, o coordenador de Ensino Superior da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor Mario Candido de Athayde Júnior.