Educação para a sustentabilidade é na Unipar

Publicado em 4 de Junho de 2024 às 18:30

Universidade celebra certificado de energia renovável e coleta de lixo eletrônico

O Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, é uma data que vai além do calendário comemorativo para a Universidade Paranaense - Unipar. É tempo de celebrar ações que demonstram, no dia a dia, o educar para a sustentabilidade, e o reconhecimento por iniciativas de destaque na área. A instituição acaba de receber o Certificado de Energia Renovável, da Smart Energia, por utilizar energia de fontes de baixo impacto ambiental, como a Eólica, Biomassa PCH e Solar. A escolha diminuiu os gastos institucionais com consumo em 37%, quando comparado com a energia convencional, e reduziu 167 tCO2 equivalente de Gases de Efeito Estufa em 2023, o que corresponde, por exemplo, ao mesmo que recarregar 20.270.959 celulares.

Para além da iniciativa, a Unipar adotou outras medidas que fazem bem ao planeta, como a utilização de placas fotovoltaicas, troca de lâmpadas pelas de Led, alteração das torneiras tradicionais pelas automáticas, para evitar desperdício de água, e a utilização de poços artesianos e cisternas em todas as unidades. “A universidade, como instituição de ensino, busca práticas sustentáveis também como forma de exemplo aos alunos e colaboradores, para o olhar ao meio ambiente. Aqui, tudo é educação”, destaca Daniella Tavares, diretora administrativa.

E-lixo

E como tudo é educação, os alunos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Sistemas da Informação, da unidade de Umuarama (PR), trabalharam, ou melhor, estudaram na Campanha E-lixo, no dia 4 de junho, em parceria com a prefeitura e instituições de ensino superior da cidade. Em torno de 50 acadêmicos ajudaram na coleta e separação de lixo eletrônico, da população e de empresas, na Feira do Produtor, para o adequado descarte.

Na percepção de Ana Clara Martins, estudante do 1º período de ADS, a experiência trouxe aprendizados importantes à carreira profissional. “Vimos muitas coisas antigas, secador, máquina de lavar, chapinha dos anos 1980. Na ação, nós tivemos uma visão de coisas de uma época que não vivemos. Isso é muito importante para a nossa formação acadêmica. Temos uma visão prática do que aprendemos em sala de aula. E, ainda, para mim, é muito bonito ver mulheres aqui, se inserindo em uma área que era, predominantemente, masculina”, disse.

De acordo com o professor Elyssandro Piffer, coordenador dos cursos de TI (modalidade presencial), de Umuarama (PR), os resíduos da ação foram para a Cooperativa Cooperuma, que fará a separação dos materiais e o encaminhamento e/ou comercialização para outras instituições. O evento, segundo ele, possibilitou aos alunos ver a teoria na prática. “Observaram as placas-mãe dos computadores, os diferentes tipos de memória, placa de vídeo, placa de rede, entre outros”, explica. Cerca de seis toneladas de lixo eletrônico foram arrecadadas na Campanha E-Lixo.