Em formato remoto, Direito promove Semana de Estudos Jurídicos e Aula Magna

Publicado em 14 de Julho de 2020 às 15:00

Transmitidos pelo canal do curso no Youtube, eventos foram marcados por palestras sobre temas atuais da área

Mais do que nunca, a palavra inovação faz parte do nosso vocabulário. Devido a pandemia do novo coronavírus, todos nós estamos sendo convidados a se reinventar. Na área da educação, isso ainda é mais evidente. A Universidade Paranaense foi uma das primeiras instituições de ensino superior do Brasil a aderir a um processo de educação com metodologias ativas utilizando a plataforma Google For Education.

Por conta disso, desde o início da suspensão das atividades presenciais, a Unipar reagiu à crise com professores e alunos engajados, já que os recursos tecnológicos já faziam parte do dia a dia do corpo docente e discente da Instituição.

Esse amplo acesso às tecnologias também fornece possibilidades infinitas. Assim, seguindo essa linha inovadora e sempre a procura dos melhores processos de ensino para seus alunos, o curso de Direito da Unidade de Toledo realizou no mês passado, de forma remota, a sua tradicional Aula Magna e a 22ª Semana Jurídica. Os eventos foram transmitidos pelo canal do curso [Direito Unipar Toledo] no Youtube, atingindo os mais variados públicos de diversas cidades e estados do Brasil.

Na Aula Magna, o professor Fábio Caldas brindou o público com excelente palestra relacionada ao resultado de seu trabalho de pesquisa, que tem como tema ‘O Terceiro de boa fé e sua proteção no Direito material e processual’. O trabalho culminou com a obra: ‘O Terceiro de Boa-Fé – Na aquisição de bens móveis e imóveis’, publicada recentemente pela Revista dos Tribunais.  

Na Semana de Estudos Jurídicos, foram também três dias de conhecimento e troca de experiências. A palestra de abertura foi com o professor Gilberto Ferreira Marchetti, que falou sobre os efeitos da covid-19 nas relações privadas e de consumo. Ele abordou o impacto da Lei nº 14.010/2020, que dispõe sobre o regime jurídico emergencial e transitório das relações jurídicas de direito privado no período da pandemia do coronavírus.

Em seguida, foi a vez do professor Alberto Rodrigo Vargas discorrer sobre os impactos da reforma da previdência social no valor dos benefícios do regime geral de previdência social (EC 103/2019).

A Semana continuou com o professor Gustavo Henrique Badaró, que fez uma explanação sobre o juiz de garantias diante da alteração do Código de Processo Penal pelo “Pacote Anticrime” (Lei 13.964/2019). Embora o juiz de garantias não tenha sido ainda efetivamente implantado, o palestrante destacou a profunda mudança que sua adoção irá gerar na garantia da imparcialidade do juiz. A segunda palestra da noite foi com o professor Osmar Fernando Gonçalves Barreto, que foi convidado para falar do teletrabalho em tempos de pandemia, esclarecendo sobre direitos e deveres trabalhistas nesse período excepcional.

No último do evento também teve duas palestras. A primeira foi ministrada pelo professor Alexandre Morais da Rosa, que discorreu sobre o uso da inteligência artificial no Direito, dando exemplos de como a tecnologia pode auxiliar na proteção de vítimas, no descobrimento de crimes e até mesmo na análise e redação de peças processuais. O segundo convidado foi o professor Antônio Pereira Gaio. Ele abordou a tutela específica e satisfação de direitos no processo civil brasileiro, dando ênfase em relação aos direitos fundamentais.

Todas as palestras foram mediadas por professores da Unipar, os quais contribuíram com a reflexão de temas tão atuais e polêmicos. Transmitido ao vivo e com interação dos participantes em tempo real, o evento tornou-se bastante produtivo e descontraído, sendo de marco histórico para a Universidade.  

“Todo o material encontra-se gravado e disponível na página do nosso canal no Youtube. Sendo assim, convido a todos para ver ou rever as palestras, basta se inscrever no canal e ativar o sininho para receber as notificações, já que em breve teremos mais novidades e atividades para todos os estudantes e profissionais da área jurídica. Na Unipar, o conhecimento não para”, afirma o coordenador do curso de Direito, professor Daniel Beal.