Em Júri Simulado, acadêmicos de Direito recapitulam leis e teorias

Publicado em 10 de Dezembro de 2019 às 16:00

Projeto é realizado todos os anos; desta vez, a turma julgou um homicídio ocorrido na região

Direito na prática. Essa é a proposta do projeto ‘Júri Simulado’ do curso de Direito, da Universidade Paranaense – Unipar. Em Umuarama, todos os anos têm, há muitos anos. Desta vez desafiou conhecimentos dos estudantes em julgamento de crime ocorrido na região, em 2014.

O curso de Direito da Unipar tem um espaço especial para esse tipo de atividade: a sala de júri simulado, com móveis que lembram as salas de júri dos fóruns.

Proposta de trabalho da coordenadoria de estágio do curso de Direito, o júri simulado tem por objetivo estimular os estudantes a recapitular e exercitar os conhecimentos adquiridos durante os cinco anos da graduação.

No papel dos profissionais de Direito de um júri real, eles tiveram que mostrar perspicácia nas argumentações e atitudes o mais realista possível. Como atores, precisaram estudar o processo, página por página.

Os estudantes encarnaram testemunhas, advogados, promotor, réu e outros atores envolvidos num julgamento, mas para a cadeira do juiz não teve encenação. O júri foi presidido pelo juiz Matheus Pereira Franco, presidente da Vara Criminal da Comarca de Guaíra.

Na plateia estavam colegas dos ‘atores’ e professores, entre eles, Doroteu Ziniani, coordenador do júri, e Fernanda Garcia Velasquez, coordenadora de estágio, que supervisionaram os trabalhos.