Exame trienal rendeu conceito “muito bom” pela segunda vez consecutiva; curso de graduação e os de pós-graduação da Unipar recebem alunos de toda a região
Em seus mais de 25 anos atuando na formação de cirurgiões-dentistas nas unidades de Francisco Beltrão, Cascavel e Umuarama, os cursos de Odontologia da Universidade Paranaense - Unipar somam experiências e histórias de vínculos muito interessantes.
Uma dessas histórias relevantes trata do envolvimento da família Piaia Dezingrini com a Unipar, por confiar a formação de duas de suas filhas ao curso de Odontologia em Francisco Beltrão.
As hoje cirurgiãs-dentistas Adriele Piaia Dezengrini e Gabriela Piaia Dezingrini, filhas de Alvaristo José Dezingrini e Adriana Maria Piaia, que residem na cidade de Chopinzinho, traçaram uma carreira de sucesso desde o início da graduação, sendo sempre destaques em dedicação e envolvimento nas frentes em que se dedicam.
Adriele iniciou na primeira turma da graduação do curso de Odontologia da Unipar, implantada em 2013 em Francisco Beltrão, e teve uma participação direta como acadêmica não só no seu processo de evolução, mas também no crescimento do curso, que já vinha sendo estruturado para alcançar os resultados que hoje possui em um patamar nacional.
A ex-aluna participou de projetos de pesquisa e extensão, sendo muito envolvida também com as ações extracurriculares. E em 2016, participou do primeiro processo do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), aplicado pelo Ministério da Educação para avaliar o processo de formação oferecido pela instituição [e por todas as demais do País].
Ela e seus colegas, também muito dedicados, conseguiram garantir o conceito 4 (na escala de 1 a 5), definido como “muito bom”, deixando o curso de Odontologia da Unipar em Francisco Beltrão, à época, entre os 30 melhores do Brasil.
Seguindo os passos
Observando o envolvimento da irmã, Gabriela Piaia Dezingrini optou por ingressar no ano de 2016 também na Unipar. “Para a felicidade dos professores e da coordenação do curso de Odontologia, naquele momento ingressava mais uma aluna destaque e que, não diferente de sua irmã, galgou e construiu espaços de crescimento fantásticos junto ao curso de Odontologia”, comenta o coordenador do curso, professor Fabrício Abel Paganini.
Segundo ele, dedicação aos estudos e aos pacientes, o respeito aos professores, funcionários, demais colegas e a todos os membros das equipes sempre foram marcantes, o que a fez uma das alunas com as maiores médias gerais ao finalizar o curso de graduação.
“Quis o destino que Gabriela também viesse a passar pelo processo trienal do Enade, em 2019, onde obviamente trouxe-nos os resultados esperados, uma das melhores notas regionais individuais. Gabriela e seus colegas de turma, juntamente com todo a estrutura da Unipar, conseguiram elevar ainda mais o patamar nacional do curso de Odontologia, reafirmando o conceito 4, elevando o curso na classificação nacional entre os 20 melhores do Brasil”, comemora Paganini.
Ele diz que a Unipar e o curso de Odontologia só têm a agradecer às famílias como a dos Piaia Dezingrini, que confiaram as formações de seus filhos aos cursos da instituição. “E o caráter com que estes pais guerreiros educam seus filhos faz toda a diferença no processo de ensino-aprendizagem, pois a formação é também de pessoas que atenderão pessoas, e não somente uma formação técnica na área odontológica”, destaca o professor.
Hoje, as cirurgiãs-dentistas exercem suas funções em Chopinzinho e Coronel Vivida, atuando em clínicas conceituadas, desenvolvendo a prática de suas áreas de atualização e especialidades.